Como fazer Valuation é uma indagação bastante comum no mercado de capitais, feita principalmente por investidores que se encontram no início de suas jornadas de aplicações.
Assim sendo, estar o quanto antes ciente de como fazer valuation certamente poderá contribuir de maneira bastante positiva nos resultados de um investidor focado no longo prazo.
Valuation
No setor corporativo o termo valuation significa a avaliação do valor de uma empresa com base em métodos quantitativos embasados nos números apresentados pela empresa e pelo seu setor.
Dessa forma, essa metodologia é utilizada por investidores e empresas para calcular as perspectivas de uma companhia do qual se tem interesse.
Dentro do cálculo de como fazer valuation, é preciso levar em conta, ainda, os pontos positivos e negativos do negócio para se ter um resultado minimamente aceitável dado a sua inerente subjetividade.
Toda empresa, antes de ser adquirida, passa por um processo de cálculo de valuation e, a partir desses cálculos, é possível conhecer a situação da organização, bem como verificar a confiabilidade e adequação a questões contábeis e fiscais.
Para esse tipo de cálculo, existem alguns métodos de valuation que são bastante disseminados e conhecidos, dentre eles, pode-se destacar:
Fluxo de caixa descontado (FCD)
Esse método leva em consideração as projeções econômico-financeiras da empresa, trazendo a valor presente os resultados futuros da companhia.
Esse método possui três etapas principais:
- Calcular o fluxo de caixa descontado dos gastos;
- Determinar a taxa de desconto de acordo com os riscos e oportunidades intrínsecos àquele negócio;
- Trazer os resultados a valor presente.
Múltiplos de mercado
O método dos múltiplos de mercado é muito mais simples do que o FCD, pois é um método totalmente comparativo, que lança mão de indicadores chave que podem ser utilizados por qualquer pessoa.
Para calcular o valor de uma empresa usando o método de múltiplos de mercado é necessária uma analise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares do mercado.
Dentre os múltiplos de mercado mais utilizado temos: valor da firma/Ebitda, valor de mercado/Ebitda, valor da firma/faturamento e valor de mercado/lucro líquido.
Desses múltiplos o mais utilizado é o valor de mercado/lucro líquido, ou P/L.
Essa métrica indica em quantos anos o lucro do acionista pagará o preço que o investidor está pagando pelo negocio.
É importante ressaltar que o método de múltiplos de mercado não leva em conta o risco, a taxa de crescimento ou o potencial de fluxo de caixa de uma empresa, diferentemente do FCD.
A análise através desse método só se da em termos comparativos e não absolutos.
Valor patrimonial
Calcular o preço de uma empresa pela metodologia Valor Patrimonial tem como base a avaliação do patrimônio líquido.
Para chegar ao valor patrimonial contábil de um negócio, é preciso somar todos as contas dos seus ativos circulantes (caixa, valores a receber de clientes, despesas antecipadas etc.) e não circulantes (imóveis, máquinas, estoque, equipamentos, veículos etc.) e subtrair as dívidas e outras obrigações presentes em seu passivo circulante e não circulante.
Esse método pode possuir diversos pontos cegos, pois nem todo tipo de empresa pode se encaixar perfeitamente na avaliação patrimonial.
Empresas muito rentáveis, por exemplo, quase sempre apresentarão uma relação valor de mercado sobre valor do patrimônio liquido, bastante superior a 1, o que torna essa forma de precificação muitas vezes confusa nesses casos.
Conclusão
Como foi visto, esses métodos podem ser muito variados, e cada um apresentando seus pontos fortes e fracos.
É importante entender que cabe ao investidor saber usá-los de forma sábia e apropriada em cada situação específica, e isso exige estudo e prática no decorrer dos anos.
No entanto, é perfeitamente possível obter bons resultados ao praticar essas metodologias de como fazer valuation de forma sábia e conservadora, nunca deixando de lado os aspectos qualitativos de um negocio.