Marcelo Kalim Marcelo Kalim

Marcelo Kalim

Perfil de Marcelo Kalim
Nome Completo Marcelo Kalim
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Sócio fundador do C6 Bank
Conhecido Como Marcelo Kalim

Biografia de Marcelo Kalim

Quem é Marcelo Kalim

Marcelo Kalim é sócio fundador e um dos dirigentes do C6 Bank. O banco digital  iniciou suas atividades em 2019, e que tem foco voltado ao varejo de alta renda, setor ainda pouco explorado no Brasil.

O empresário tem longa trajetória no setor financeiro, sendo que Marcelo Kalim é conhecido, principalmente, pelo período em que foi um dos homens fortes do BTG Pactual.

A instituição é um dos bancos de investimento mais tradicionais do Brasil, e no qual Marcelo Kalim esteve até 2017.

O executivo foi um dos homens de confiança do então CEO, André EstevesKalil, junto de alguns colegas do BTG, fundaram o C6 com a proposta de fazer uma instituição financeira moderna e rápida voltada para o público de classe alta.

O nome faz referência ao elemento químico carbono, isto pela versatilidade que o elemento apresenta.

10 PERSONALIDADES

Trajetória de Marcelo Kalim

Marcelo Kalim é uma figura conhecida no mercado financeiro nacional, mesmo quase não tendo sua imagem vinculada em grandes veículos de imprensa. Isso porque o executivo tem perfil discreto, evitando conceder entrevistas e ser fotografado.

O empresário atuou por anos no BTG Pactual, um dos bancos de investimento mais conhecidos do Brasil. Ele esteve na instituição durante o período em que André Esteves foi o homem forte do BTG.

Durante essa época, o Kalil foi um dos profissionais com maior influência dentro da instituição financeira. Tanto que, na hierarquia, ele ficava abaixo apenas de Esteves.

No tempo em que esteve no BTG, Marcelo ocupou cargos como: Presidente do Conselho e de chefe dos comitês da instituição, tanto em âmbito nacional, como internacional. Além disto, Kalim era um dos principais acionistas do grupo entre os sócios do BTG.

EBOOK 10 LIVROS

Contudo, em 2017, ele começou um processo de venda de suas ações da empresa. E, no final de 2018, encerrou seu vínculo com o BTG. O desligamento do executivo da instituição financeira se deu em meio ao envolvimento de Esteves em casos na Justiça relacionados à Operação Lava-Jato.

Visando um novo foco no mercado financeiro, Kalil se juntou a outros sócios para abrir uma startup digital. Assim, junto de Leandro Ramos, Carlos Fonseca, Luiz Marcelo Calicchio e Adriano Ghelman, foi lançado o C6 Bank. Posteriormente, Fonseca deixaria o negócio.

A empresa recebeu autorização do Banco Central para atuar como banco comercial no início de 2019.

Marcelo Kalim e o C6 Bank

Marcelo Kalim

Kalim foi um dos principais idealizadores do C6 Bank. O foco da instituição financeira está no digital, contudo a empresa tem como público-alvo clientes com boas condições financeiras.

Parte do projeto surgiu através da análise que fizeram sobre o atendimento dado ao ‘público do Personnalité’, o qual consideram caro e ruim.

Além disso, há também a ideia de aproveitar o momento em que instituições financeiras com foco no digital ganham cada vez mais espaço no mercado financeiro.

Um dos principais objetivos de Kalim é fazer a empresa ser um marketplace bancário, no qual o cliente consegue ter fácil acesso a diversos produtos, como câmbio, seguro, previdência, entre outros comumente ofertados pelo setor financeiro.

Ainda assim, especialistas apontam que uma das principais dificuldades que o banco enfrentará é a cultura do ambiente digital, onde apenas dinheiro não basta.

Para que seu negócio tenha sucesso, Marcelo Kalim aposta boa parte de suas fichas na oferta e demanda em torno de seu negócio. Para entender como funciona a lógica de oferta e demanda, leia o artigo da Suno sobre o tema.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Ler mais

Compartilhe sua opinião