Steve Wozniak Steve Wozniak

Steve Wozniak

Perfil de Steve Wozniak
Idade 71
Nome Completo Stephen Gary Wozniak
Nascimento 11/08/1950
Local de Nascimento San José, Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americano
Formação Engenheiro de computação
Ocupação Casado
Conhecido Como Woz
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Steve Wozniak

Quem é Steve Wozniak

Steve Wozniak é um empresário norte-americano cofundador da Apple Inc, com Steve Jobs. Todavia, ele permaneceu por menos de uma década na Apple, empresa de 1 trilhão de dólares.

Posteriormente Steve Wozniak ficou conhecido por abrir novas empresas ligadas a área de tecnologia. O executivo também foi professor por alguns anos.

A fortuna de Steve Wozniak é estimada em mais de U$100 milhões. Todavia, ele defende que o importante não é ter dinheiro, e sim saber gastar.

Desde a juventude Wozniak, ou “Woz” como também é conhecido, apresentava interesse por tecnologia.

Biografia de Steve Wozniak

Steve Wozniak
Foto: Reprodução/YouTube

Stephen Gary Wozniak nasceu no dia 11 de agosto de 1950, na cidade de San José, nos Estados Unidos.

Wozniak se interessou pela tecnologia ainda criança. Influenciado por seu pai, que era engenheiro, e pelo personagem de ficção “Tom Swift”, seu passatempo na juventude era imaginar histórias que envolviam tecnologia e liberdade.

Aos 11 anos de idade, Wozniak criou seu primeiro radioamador. Durante o ensino de base, o jovem acumulou prêmios ligados a feiras científicas.

Posteriormente, Woz criou, junto de John Draper, o Blue Boxes. Dispositivo telefônico que burlava o sistema telefônico e fazia ligações de graça para todo o planeta.

Em 1975, Steve Wozniak deixou a Universidade da Califórnia. Foi nesse período que conheceu Steve Jobs. Juntos, os dois trabalhavam em um estágio na HP.

Um ano mais tarde, em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs fundaram a Apple.

Wozniak começou como vice-presidente da empresa. O engenheiro foi quem projetou o hardware, os circuitos integrados e o sistema operacional do Apple I.

Contudo, sua maior contribuição dentro do grupo foi nas melhorias realizadas no monitor do Apple II, fazendo com que o aparelho mostrasse figuras. Anteriormente só apareciam letras.

Em 6 de fevereiro de 1985, Steve deixou o grupo. Wozniak ainda investiu na criação da CL9, empresa que fabricava controles remotos, contudo o negócio não obteve sucesso.

Steve também foi um dos fundadores do Wheel of Zeus (WoZ), um empreendimento que desenvolvia tecnologia wireless para GPS. Ele foi presidente do negócio por três anos.

Woz também foi fundador da Acquicor Technology, uma empresa que comprava e fazia melhorias em tecnologias. Desde julho de 2014, Woz atua como chefe do setor de ciências da Fusion-io.

Steve Wozniak e Steve Jobs

Steve Wozniak
Foto: Reprodução/YouTube

Steve Wozniak e Steve Jobs se conheceram nos anos 70 no período. Nesse período, Woz estudava na famosa UC Berkeley College of Engineering.

Antes disso, Woz havia sido expulso da Universidade de Colorado junto de seu amigo Bill Fernandez. 

Bill Fernandez foi o responsável por apresentar Steve Wozniak a Steve Jobs. Mais tarde, Bill seria também um dos primeiros funcionários da Apple.

Em 1971 saiu o primeiro projeto da dupla Wozniak-Jobs foi um dispositivo que realizava ligações de longa distância gratuitas. 

Quatro anos mais tarde, em 1975, Woz se dedicou a criação do Apple I, que viria a ser o primeiro computador com interface de vídeo nos Estados Unidos.

Juntos, eles inauguraram a Apple em 1976. Wozniak foi peça fundamental nos primeiros aparelhos do grupo. Contudo, o empreendedor ficou por menos de 10 anos na empresa.

Posteriormente ele investiu em uma empresa de controles remotos. Também dedicou parte de sua carreira a dar aulas. Ainda que Woz seja um nome menos popular que o de Jobs, ele acumulou diversos prêmios durante sua carreira.

Vida Pessoal de Steve Wozniak

Stephen Gary Wozniak nasceu e cresceu em San José, na Califórnia. Era o irmão mais velho e nem ele, nem seus irmãos sabiam qual era a profissão do pai.

Woz e seus irmãos só sabiam que o pai trabalhava como engenheiro numa companhia aeroespacial. Por conta da profissão do pai, Steve desde jovem se interessou por eletrônica. Quando menino, sempre ganhava componentes para montar antenas, rádios etc.

Durante o Ensino Médio, Woz passou uma noite na delegacia de menores por conta de uma pegadinha.

O jovem criador teria construído um metrônomo com a frase “explode ao ser tocado”, e colocado no armário de um dos seus colegas. A diretoria descobriu o autor da brincadeira e Steve acabou sendo levado pela polícia.

Na vida adulta esteve envolto de inúmeros projetos de sucesso, como a Apple.

Além dos projetos no setor de tecnologia, Woz também se envolveu no setor da educação, e se tornou fundador-patrocinador da Tech Museum, do Silicon Valley Ballet, do Children’s Discovery Museum e foi um dos fundadores da Electronic Frontier Foundation.

Steve Wozniak possui mais de 10 doutorados honorários em engenharia e uma Medalha Nacional da Tecnologia, concedida por Ronald Reagan, antigo presidente dos EUA.

Prêmio de Steve Wozniak

Em 1979, Woz recebeu o Prêmio Grace Murray Hopper. Na metade da década de 80 ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.

Na virada do milênio, Wozniak foi incluído no National Inventors Hall of Fame, principalmente por sua participação na criação da Apple. Woz ganhou, em 2013, a Medalha Hoover.

Steve Wozniak ainda está na história por sua participação na fundação da Apple. Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Ler mais

Perfis Relacionados a Steve Wozniak

Steve Jobs
Bilionários Steve Jobs

Compartilhe sua opinião