Ronaldo Nazário Ronaldo Nazário

Ronaldo Nazário

Perfil de Ronaldo Nazário
Idade 47
Nome Completo Ronaldo Luís Nazário de Lima
Nascimento 22/09/1976
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Filhos 4
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Empresário
Conhecido Como Ronaldo Fenômeno
Estado Civil Divorciado
Site Oficial http://www.octagon.com/brazil
Redes Sociais Facebook Twitter

Biografia de Ronaldo Nazário

Quem é Ronaldo Nazário?

Ronaldo Nazário é um dos maiores jogadores de futebol da história. Aposentado desde 2011, vem dedicando seu tempo fora dos gramados na carreira de empresário. Ele é fundador da 9ine, agência voltada para gerir a carreira de atletas e que existiu até 2016.

Está é uma das grandes responsáveis pelo sucesso comercial de Neymar, afinal foi a fundamental na gestão da carreira do astro em seu início. Desde 2017, Ronaldo Nazário é dono da Octagon Brasil, que atua em marketing.

Além disso, Ronaldo Nazário é dono e acionista de alguns clubes, entre eles o Real Valladolid, clube da segunda divisão do campeonato espanhol. Ainda foi acionista e sócio da equipe estadunidense do Fort Lauderdale Strikers. A aquisição mais recente do ex-craque de futebol foi a compra do Cruzeiro Esporte Clube.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

O início de Ronaldo Nazário no Futebol

Ronaldo Nazário nasceu em 22 de setembro de 1976, no Rio de Janeiro — RJ. Crescendo em uma família humilde, sempre teve uma paixão pelo futebol. Apesar de sua tentativa de treinar no Flamengo, ele não tinha dinheiro para pagar conduções que o levariam para a sede.

Após encerrar sua carreira de sucesso como atleta, Ronaldo Nazário viu na área de agenciamento de atletas, seu objetivo principal. Assim, acabou lançando a 9ine Sports & Entertainment, no ano de 2011. Desse modo, Ronaldo Fenômeno, como o jogador ficou conhecido nos tempos de profissional, usou de seu prestígio para entrar no mundo dos negócios.

O empresário Ronaldo Nazário

Ronaldo Nazário
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A primeira grande estrela que fez parte do grupo foi Neymar, na época dando os primeiros passos na carreira. Desde então, a agência também já administrou a carreira de figuras como o futebolista Paulo Henrique “Ganso” e o lutador Anderson Silva.

Posteriormente, Ronaldo se afastou do dia a dia da empresa por motivos pessoais, até que, em 2016, ele e seus sócios decidiram pelo encerramento das ações. Um dos principais fatores de seu afastamento foi ele ter aceitado ser um dos embaixadores da Copa do Mundo que o Brasil sediou em 2014.

Um ano depois, em 2017, Nazário adquiriu o controle da Octagon Brasil, empresa destinada a trabalhar com o marketing de famosos e atletas. Na negociação ficou então acordado que Ronaldo entraria como um investidor e um nome de peso, porém a gestão manteria a mesma. Posteriormente, o objetivo futuro de Nazário seria se tornar presidente da Confederação Brasileira de Futebol — CBF.

Antes mesmo de disputar sua última partida de futebol oficial, Ronaldo Luís Nazário de Lima já era uma pessoa conhecida no universo empresarial. A 9nine nasceu da parceria entre o Fenômeno, o empresário Marcus Buaiz e o grupo WPP. Por ter sido um dos maiores atletas de todos os tempos, Ronaldo tinha passagem aberta no meio.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Quando passou a atuar na Octagon Brasil, Ronaldo afirmou que “Começo 2017 com uma nova conquista, preparado para o desafio de empreender no país, com um time de profissionais de extrema competência”, escreveu o ex-atleta em suas redes sociais na época.

O jogador Ronaldo Fenômeno

Nazário é considerado um dos maiores atletas de todos os tempos. Entre as conquistas de sua carreira, ele ocupa a segunda posição no ranking de goleadores da seleção brasileira e da história das Copas do Mundo.

Além disso, Ronaldo foi um dos protagonistas do pentacampeonato brasileiro. História que se tornou ainda mais marcante pela sua superação após sofrer uma grave lesão. Ronaldo Nazário acumulou títulos coletivos e individuais durante seu período como jogador.

Também tem em seu currículo a passagem por times de primeiro escalão do futebol mundial. Ronaldo Nazário se encaixa em uma seleta lista de atletas que fizeram sucesso no esporte e nos negócios, caso do astro Michael Jordan e do conhecido George Foreman.

Carreira do jogador Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Nazário
Foto: Дмитрий Садовников/ soccer.ru

Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, recebeu esse apelido da imprensa italiana, em uma das melhores temporadas de sua carreira, na Internazionale (Inter de Milão). Sua brilhante carreira se iniciou profissionalmente no Cruzeiro em 1993, conquistando a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.

Posteriormente, seguiu para a Europa para jogar no PSV Eindhoven, assim como seu compatriota Romário, sendo artilheiro do Campeonato Holandês e campeão da Copa dos Países Baixos.

Depois do tremendo sucesso na Holanda, Ronaldo foi comprado pelo Barcelona-ESP em 1996, onde teve a melhor temporada de sua carreira em número de gols, conquistando a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa Europeia, escolhido como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.

Na temporada seguinte, transferiu-se para a Internazionale, quebrando o recorde da transferência mais cara da história até então. Foi eleito pela segunda vez como o melhor jogador do mundo em sua primeira temporada no clube e ganhou um novo “sobrenome”. Assim, passou de Ronaldo Nazário para Ronaldo Fenômeno.

EBOOK 10 LIVROS

A passagem pela Inter de Milão

Sua passagem pela Inter de Milão só não foi mais brilhante ainda, devido às suas constantes lesões entre 1999 e 2001. No dia 12 de abril de 2000, Ronaldo chocou o mundo em uma das cenas mais assustadoras, dolorosas e redentoras do futebol, quando quebrou o joelho em campo e acabou ficando uma temporada inteira sem jogar.

Em agosto de 2002, Ronaldo Nazário retornou à Espanha, quando o Real Madrid anunciou a compra do atacante. Pelo clube merengue, venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa e o Campeonato Espanhol. Além disso, foi eleito pela terceira e última vez o Melhor jogador do Mundo pela FIFA naquele ano.

Seu último clube europeu foi o Milan, ao ingressar em 2007. Contudo, sua passagem foi curta devido a novas lesões, fazendo com que ele jogasse apenas 20 partidas em duas temporadas.

EBOOK GRATUITO APOSENTADORIA

Já no fim da carreira, já fora de forma, foi anunciado pelo Corinthians em 2009 em uma jogada de marketing para vender camisetas. Porém, de forma surpreendente jogou muito bem e ajudou a equipe a conquistar uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista. Por fim, jogou no clube até 2011, quando anunciou sua aposentadoria.

A carreira de Ronaldo Nazário também foi brilhante na Seleção Brasileira, onde foi campeão do Mundo duas vezes, em 1994 e 2002. Na primeira conquista, porém, ele integrou a seleção em seu tetracampeonato, mas não entrou em campo. Já em 2002 foi o protagonista da conquista, sendo o artilheiro da Copa e marcando dois gols na final contra a Alemanha.

Trajetória do Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro

Ronaldo Nazário
Crédito: Ivan Pacheco/VEJA.com

Como já mencionado, Ronaldo Nazário iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro em 1993, conquistando a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. Foram 58 jogos e 56 gols, sendo o 35.º maior artilheiro da história do clube. A venda do Cruzeiro ao PSV aconteceu em agosto de 1994. Na época, a negociação girou em torno dos 6 milhões de dólares. Além disso, Ronaldo ainda recebeu mais 2 milhões de dólares pela negociação.

Quase 30 anos depois, já com o posto de ex-jogador e atual empresário, Ronaldo adquiriu 90% das ações do Cruzeiro, em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), por um total de R$ 400 milhões. O fechamento do acordo foi realizado em São Paulo e comemorado pelo agora “dono” do clube mineiro.

Ronaldo adquiriu as ações do Cruzeiro, na época mais difícil vivida pelo clube. A equipe que nunca caiu para a segunda divisão do campeonato nacional, se vê na terceira temporada consecutiva na “segundona” em 2022. Por isso, a negociação gerou tanta repercussão e também esperança para os torcedores cruzeirenses.

Ronaldo também é dono do Real Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha. Em 2018, adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros. A expectativa é que haja uma interação maior entre os clubes agora, principalmente entre negociação de jogadores.

O que achou da trajetória de vida de Ronaldo Nazário? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Ler mais

Perfis Relacionados a Ronaldo Nazário

Michael Jordan
Empreendedores Michael Jordan
George Foreman
Empreendedores George Foreman
Carlos Wizard
Empreendedores Carlos Wizard

Compartilhe sua opinião