Pedro Chiamulera Pedro Chiamulera

Pedro Chiamulera

Perfil de Pedro Chiamulera
Nome Completo Pedro Paulo Chiamulera
Nascimento 29/06/1964
Local de Nascimento Curitiba, Brasil
Idade 56
Nacionalidade Brasileiro
Formação Ciências da computação
Ocupação Sócio da ClearSale
Conhecido Como Pedro Chiamulera

Biografia de Pedro Chiamulera

Quem é Pedro Chiamulera

Pedro Chiamulera é um dos fundadores da ClearSale, uma das maiores empresas de combate às fraudes virtuais do Brasil. Pedro foi um dos empresários que foi impulsionado pela globalização da internet, no momento de direcionar seus investimentos.

Pedro Chiamulera ainda é conhecido por sua carreira de atleta olímpico. Profissão que ele tirou diversas experiências para construir seu modelo como empreendedor.

Desde jovem ele foi incentivado, principalmente, para que se tornasse uma pessoa proativa e que corresse atrás de seus sonhos e não esperasse ‘sentado’.

Outro grande diferencial em sua carreira empreendedora, foi seu período de atleta.

Experiência que serviu de diversas formas na estruturação de sua gerência na ClearSale.

Em quase duas décadas de existência, o negócio se tornou referência no meio. Contudo o grupo passou por momentos difíceis. Principalmente na bolha financeira da internet que aconteceu na primeira década dos anos 2000.

Chiamulera foi fundamental na reestruturação do grupo no período.

Pedro Chiamulera e a ClearSale

Pedro Chiamulera

Pedro Paulo Chiamulera nasceu no dia 29 de junho de 1964, na cidade de Curitiba, Brasil.

Durante a infância, Pedro foi educado pelos pais para que se tornasse uma pessoa com ambições.

Segundo Chiamulera o lema da sua família de que: “Os últimos serão os últimos. Ou você se vira e vai atrás do que quer, ou não tem”, foi fundamental para seu amadurecimento.

Durante a juventude, o jovem decidiu dedicar-se a carreira de atleta.

Como corredor, Pedro competiu na equipe brasileira de atletismo nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e Atlanta, em 1996.

Foi graças ao atletismo que ele conseguiu a bolsa para estudar na Point Loma Nazarene College, em San Diego, Estados Unidos.

Foi pela instituição que ele se formou em ciências da computação.

Após encerrar sua carreira como corredor, no final de década de 90, Pedro trabalhou como programador em dois projetos. Um na C&A e outro no Submarino.com.

Após essa experiência Chiamulera começou a se interessar por empreendedorismo.

Em 2001, Pedro conheceu o estatístico Bernardo Lustosa em uma festa. Naquela ocasião os dois decidiram abrir um negócio.

No mesmo ano foi lançada a ClearSale. Empresa voltada para proteção antifraude no ecommerce.

Quatro anos após sua criação, em 2005, o grupo sofreu um grande baque com a bolha da internet. Naquele ano a ClearSale quase foi à falência.

Contudo, Pedro foi um dos responsáveis por reerguer o grupo. Principalmente ao se tornarem referência em combate de fraudes.

Com isto, o empreendimento se tornou referência no setor. Sendo responsável pela gerência de cerca de 85% dos valores existentes na área.

Esporte e empreendedorismo

Pedro Chiamulera

Durante seu período de atleta, Chiamulera aprendeu algumas lições que contribuíram em sua carreira como empreendedor.

O empresário defende que foi no período que ele entendeu o valor que a palavra tem, e a importância que existe em seguir este princípio.

A rotina de treinos quando atleta também contribuíram para seus passos nos negócios. Pedro define que um atleta de sucesso depende de três passos que ser bem-sucedido.

São eles: integridade, prazer no fazer e resiliência no objetivo.

Conceito que ele utilizou no empreendedorismo.

Outro valor compartilhado entre os dois universos foi em relação ao valor do trabalho em equipe. Independendo do valor individual, o principal é entendimento de que a ‘vitória’ tem que ser pensada como algo coletivo.

Com tais ideais,  Pedro Chiamulera formou seu perfil de liderança para os negócios, principalmente no processo de construção e desenvolvimento da ClearSale. Toda boa empresa sempre começa com um bom líder — e no nosso artigo sobre Liderança no ambiente empresarial, explicamos melhor como essa figura pode ser essencial para o sucesso de um negócio. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Ler mais

Compartilhe sua opinião