Paulo Tafner Paulo Tafner

Paulo Tafner

Perfil de Paulo Tafner
Nome Completo Paulo Tafner
Nascimento 1958
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia
Ocupação Pesquisador
Conhecido Como Paulo Tafner
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Paulo Tafner

Quem é Paulo Tafner

Paulo Tafner é um pesquisador e economista brasileiro conhecido por diversos livros sobre a área da macroeconomia e da política social.

Paulo Tafner ganhou destaque no noticiário por conta da reforma Previdência. Ele participou ativamente do projeto e ganhou notoriedade por ser um dos maiores especialistas sobre o tema.

Formado em economia e com especialização em ciências políticas, Paulo é conhecido por sua trajetória no campo acadêmico onde atuou como professor e pesquisador, principalmente em seu período no IPEA e FIPE.

Além disto, Tafner também tem sua trajetória ligada ao setor público.

O nome de Paulo ganhou destaque nos últimos anos por ser um dos principais especialistas em relação à temas ligados à reforma da Previdência.

Trajetória de Paulo Tafner

Paulo Tafner

Paulo Sergio Braga Tafner nasceu no ano de 1958. Após terminar o colegial, Paulo ingressou no curso de economia. Ainda no campo acadêmico ele possui um mestrado e um doutorado em ciência política pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE/USP).

Tafner também é pesquisador pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde foi, por um período, coordenador do Grupo de Estudos da Previdência (IPEA/RJ).

Foi justamente no campo acadêmico em que Paulo dedicou a maior parte de sua carreira, sendo que por mais de duas décadas ele foi professor na Universidade Candido Mendes.

Ao longo da primeira década dos anos 2000, Tafner também se destacou por ter funções em órgãos atrelados ao Estado.

Entre 2007 e 2009, Paulo foi Superintendente de Pesquisa e Capacitação na Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Ainda em cargos ligados ao estado, Tafner assumiu a posição de Subsecretário Geral da Fazendo do estado do Rio de Janeiro. O economista permaneceu na função por quase quatro anos.

Paulo também ocupou o posto de diretor no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, seu nome ganhou evidência nacional quando foi um dos escolhidos para fazer parte da equipe que formulou a reforma da Previdência.

Paulo Tafner e a reforma da Previdência

Paulo Tafner

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, foi o responsável por fazer a proposta e comandar as negociações sobre o texto da reforma da Previdência com a equipe de Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro.

No processo, Tafner foi o profissional responsável pela parte técnica do documento.

Entre os motivos por sua escolha está o fato de seu trabalho sobre o tema. Sendo que ele é o autor responsável pelas obras: “Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas” (2007) e “Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar” (2010).

Além do livro, Paulo foi um dos organizadores e criadores da “Reforma da Previdência – a visita da velha senhora” (2015).

Não à toa, Paulo Tafner é um dos nomes mais respeitado na área da previdência no país. Para entender sobre os tipos de previdência privada, acesse o artigo da Suno sobre o tema. 

Ler mais

Compartilhe sua opinião