Paulo Rabello de Castro Paulo Rabello de Castro

Paulo Rabello de Castro

Perfil de Paulo Rabello de Castro
Nome Completo Paulo Rabello de Castro
Nascimento 4/01/1949
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia
Ocupação Economista

Biografia de Paulo Rabello de Castro

Quem é Paulo Rabello de Castro

Paulo Rabello de Castro é um economista que presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele ocupou o cargo entre 2016 e 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

Em seguida, Paulo Rabello de Castro, que é filiado ao Partido Social Cristão (PSC), tornou-se o 35º presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), importante agência de fomento brasileira.

A liderança ao BNDES durou até abril de 2018. No mesmo ano, Paulo Rabello de Castrofoi eleito o Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Em 1993, ele foi responsável por criar a primeira companhia de rating brasileira, a SR Rating.

Trajetória de Paulo Rabello de Castro

Paulo Rabello de Castro nasceu em 4 de janeiro de 1949 na cidade do Rio de Janeiro. Ele é formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é graduado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Já na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, famosa pelo pensamento econômico liberal e onde também estudou o atual ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, tornou-se mestre e doutor em economia.

Por dois anos, entre 1994 e 1996, Paulo Rabello de Castro foi presidente da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE).

Ele também foi professor na Fundação Getulio Vargas (FGV). Lecionou na pós-graduação, ministrando aulas para doutorandos do departamento de economia.

Ainda na Fundação Getulio Vargas, ele criou e atuou como editor da revista especializada Agroanalysis e como redator-chefe da revista Conjuntura Econômica da FGV.

No ano de 1993, Paulo Rabello de Castro foi o responsável por criar a SR Rating, a primeira empresa de rating do Brasil.

Durante sua trajetória profissional, Castro integrou importantes organizações. Entre elas estão o Comitê de Gestão do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e o Conselho de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele também foi presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomercio/SP.

Entre os anos de 2016 e 2017, já sob o governo do ex-presidente Michel Temer, Paulo Rabello de Castro sucedeu Roberto Olinto como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seguida, Paulo foi realocado para o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Deixou o BNDES quando se filiou ao Partido Social Cristão (PSC), em abril de 2018. Ele foi candidato a vice-presidente da República na chapa com o ex-governador do Paraná Álvaro Dias.

Fora do âmbito político, o profissional atuou à frente de organizações sem fins lucrativos, como o Instituto Atlântico e o Instituto Maria Stella.

Paulo Rabello de Castro contribuiu para diversas mídias, como Folha de São Paulo, Época e Jovem Pan. É também autor de livros, como Lanterna na Proa, O Mito do Governo Grátis: o mal das políticas econômicas ilusórias e as lições de 13 países para o Brasil mudar e Galo Cantou! A conquista da propriedade pelos moradores do Cantagalo – este último vencedor do Prêmio Jabuti.

Assim como Paulo Rabello de Castro, Rubem Novaes também foi presidente do BNDES. Atualmente, ele ocupa o posto de presidente do Banco do Brasil e é um dos braços direitos do ministro Paulo Guedes. Veja mais sobre Rubem Novaes clicando aqui.

Ler mais

Compartilhe sua opinião