Nassim Taleb Nassim Taleb

Nassim Taleb

Perfil de Nassim Taleb
Nome Completo Nassim Nicholas Taleb
Nascimento 1960
Local de Nascimento Amioun, Koura, Líbano
Nacionalidade Libanês
Formação bacharelado e mestrado em ciências pela Universidade de Paris.
Ocupação Autor
Conhecido Como Nassim Taleb
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Nassim Taleb

Quem é Nassim Taleb?

Nassim Taleb é um autor e estudioso libanês-americano. Como um ensaísta filosófico, acadêmico, estatístico, ex-corretor da bolsa e especialista em risco, Taleb se concentrou em problemas de probabilidade durante toda a sua vida, assim como na convexidade nos investimentos.

Além disso, Nassim Taleb é considerado autor de uma das obras mais influentes desde a Segunda Guerra Mundial, abalando assim o campo da tomada de decisão e previsão em todo o mercado financeiro.

Com as obras que Taleb, se revolucionou a forma como investidores enxergam os diferentes momentos do mercado financeiro. Isso trouxe novas possibilidades para se determinar os momentos de oportunidade e na tomada de melhores decisões, incluindo a disseminação da estratégia barbell.

Biografia de Nassim Taleb

Nassim Taleb
Foto: Reprodução/YouTube

Nassim Taleb, é filho de Nagib Taleb, oncologista e hematologista, e Minerva Ghosn, pesquisadora de antropologia, nascido em Amioun, no Líbano, em 1960. Nagib e Minerva eram greco-ortodoxos libaneses da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia, mas possuíam cidadania francesa.

Ambas as famílias produziram cidadãos importantes no Líbano. O pai de Minerva Ghosn, Fouad Nicolas Ghosn, e seu avô, Nicolas Mikhael Ghosn, ocuparam cargos de alto escalão no governo libanês.

Além disso, o pai de Najib Taleb, avô de Nassim Taleb, era juiz da Suprema Corte. Portanto, esse histórico familiar significa que o sujeito desta biografia nasceu em uma família rica e bem-sucedida.

No entanto, devido à Guerra Civil Libanesa ocorrida em 1975, a  família de Taleb perdeu grande parte de sua riqueza e sua influência política.

Ele frequentou o ‘Grand Lycee Franco-Libanais’, um liceu francês de grande reputação (sexta forma de faculdade, conforme o sistema de ensino francês), localizado em Beirute, capital do Líbano.

Vida acadêmica de Nassim Taleb

Nassim Taleb
Foto: Reprodução/YouTube

Nassim Taleb estudava no Grand Lycée Franco-Libanais em Beirute, escola fundada em 1909, considerada o principal liceu francês do Líbano. Após a formação do Nassin Taleb, ele foi para Paris para seus estudos universitários.

Na Universidade de Paris, Taleb se formou com um diploma de Bacharel em Ciências com honras e um grau de Mestre em Ciências. Aos dezenove anos, foi para os Estados Unidos, onde estudou na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, uma escola de negócios, que ofereceria um programa de MBA (Master of Business Administration).

Taleb estudou na Wharton para obter seu MBA, mas foi durante seus estudos que ele ficou fascinado por argumentos probabilísticos. Taleb se formou na Wharton School com MBA em 1983.

Sua trajetória acadêmica ainda conta com a obtenção de um PhD em ciência da administração pela Paris Dauphine University, em 1998. Taleb se especializou em finanças matemáticas, sob a orientação da acadêmica francesa Helyette Geman, e concluiu sua dissertação, chamada ‘The Microstructure of Dynamic Hedging’.

Carreira profissional de Nassim Taleb

Nassim Nicholas Taleb iniciou sua carreira como trader de derivativos em dezembro de 1984. Enquanto trabalhava com o grande banco de investimentos ‘The First Boston Corporation’, ele obteve enormes lucros para a organização, especialmente durante a quebra do mercado de ações em outubro de 1987.

Ele fez parceria com Mark Spitznagel, um investidor americano e administrador de fundos de hedge, e fundou a firma de fundos de hedge “Empírica Capital LLC” em 1999. Eles seguiram uma estratégia de investimento que mais tarde veio a ser conhecida como ‘Estratégia do Cisne Negro’.

Em 2000, quando o ‘NASDAQ’ mergulhou, ele fez fortuna novamente. Um dos fundos de sua empresa, “Empirica Kurtosis LLC”, registrou um retorno massivo de 60% em 2000. No entanto, nos 2 anos seguintes, teve perdas significativas. Posteriormente, em 2003 e 2004, o fundo obteve ganhos inferiores a 10%.

Em 2005, Nassim fechou sua empresa para se tornar um autor em tempo integral, já tendo alcançado a liberdade financeira em 1987, aos seus 27 anos. Ele se tornou o consultor científico da empresa de fundos de hedge ‘Universa Investments’ em 2007.

Em um artigo do ‘Wall Street Journal’ em 2007, Nassim Nicholas Taleb disse haver parado de negociar em 2004 porque desejava se tornar um escritor e acadêmico. No entanto, ao longo desse período, ele trabalhou em diversos lugares, como:

  • Chefe de arbitragem proprietária com derivativos no First Boston;
  • Chefe de trading com derivativos de câmbio no Banque Indosuez;
  • Trader proprietário no BNP Paribas;
  • Formador independente de mercado na Bolsa Mercantil de Chicago;
  • Fundador da Empirica Capital.

Após o período longe do mercado financeiro, Taleb assumiu posições em diversas universidades, como:

  • University of Massachusetts Amherst;
  • Oxford University;
  • New York University.

Iludidos pelo acaso

No livro Fooled by Randomness, ou em português, iludidos pelo Acaso,  o autor destacou a importância da aleatoriedade na vida e no investimento. Basicamente, Taleb acredita que os humanos tendem a exagerar a causalidade.

Portanto, os humanos tendem a pensar que o mundo é mais fácil de explicar do que a situação real. Como exemplo, ele citou imagens na nuvem, embora a forma seja aleatória, todos podem ver o que quiserem.

Taleb também falou sobre o viés de sobrevivência, que faz com que as pessoas apenas lembrem e aprendam com a vitória, em vez de se concentrarem em incontáveis ​​fracassos. Na verdade, o viés de sobrevivência é um viés comportamental que impede os investidores de aprender.

Importante destacar que este foi o primeiro livro que se tornou popular, fazendo com que Nassim Taleb se tornasse uma celebridade intelectual.

A lógica do cisne negro

A principal obra de Nassim Taleb, o livro “O Cisne Negro”, foi lançado em 2007. Sendo um livro extraordinariamente aclamado pelo público. O livro foi descrito em uma revisão do The Sunday Times como um dos doze livros mais influentes desde a Segunda Guerra Mundial.

No livro, Taleb critica os métodos de gestão de risco usados ​​pelo setor financeiro e alerta sobre as crises financeiras. Ele defende o que chama de sociedade “robusta ao cisne negro”, ou seja, uma sociedade que pode resistir a eventos difíceis de prever.

Ele propõe a antifragilidade em sistemas, ou seja, a capacidade de se beneficiar e crescer a partir de uma certa classe de eventos aleatórios, erros e volatilidade.  O cisne negro se refere a um evento muito raro, imprevisível e que gera consequências extremas.

Além disso, a teoria do cisne negro descreve a tendência das pessoas em explicar esses eventos raros em retrospecto, através de explicações simplistas. Exemplos de cisne negros são o atentado de 11 de setembro, a ascensão do Google, as crises de 29, 2000, 2008.

Essa estratégia foi utilizada por Taleb durante sua carreira de 20 anos como trader de derivativos, antes de se tornar um escritor em tempo integral. Como resultado, ele ganhou dinheiro para vários stakeholders, incluindo ele mesmo, fazendo fortuna com isso.

Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

No livro Antifragile: Things That Gain From Disorder, (em português: Antifragilidade: coisas que se beneficiam com o caos), Nassim Taleb revela o conceito de antifragilidade. Para entender esse conceito, considere algo frágil. Desse modo, as coisas frágeis vão quebrar ou romper devido a choques externos.

Por outro lado, algo forte e durável é algo que resiste a choques externos, mas ainda está na mesma situação. Finalmente, coisas anti-frágeis são coisas que se beneficiam de situações estressantes.

Em outras palavras, antifragilidade é a capacidade de um indivíduo ou empresas de se beneficiar e crescer a partir de certos tipos de eventos aleatórios, crises e volatilidade. Taleb explicou essa ideia a partir do conceito de convexidade e convexidade.

Um investimento frágil possui um perfil côncavo de retornos, enquanto um investimento antifrágil possui um perfil convexo de retornos.

As imagens abaixo ilustram esse conceito:

Nassim Taleb: conheça esse importante autor do mercado financeiro
Nassim Taleb: conheça esse importante autor do mercado financeiro

Segundo Taleb, as ações são um investimento antifrágil porque a perda máxima é de 100% e os ganhos são ilimitados. Por outro lado, a venda descoberta de opções do tipo call, são frágeis. Dado que, os ganhos são limitados aos prêmios recebidos, mas as perdas são ilimitadas.

Como resultado, de forma lógica, as ações sofrerão perdas durante o evento negativo do cisne negro. Mas as surpresas também podem ser positivas, propícias a esse tipo de investimento.

“Antifragilidade, coisas que se beneficiam com o caos” é um dos poucos livros que conseguem mudar fundamentalmente a visão dos investidores, em relação a sua compreensão de riscos e a forma de como lidar com eles.

Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano

No livro Skin in the Game  (em português: Pele em Jogo: Assimetrias Ocultas na Vida Diária), publicado em fevereiro de 2018, há uma ampliação das ideias anteriores  dos livros de Nassim Taleb.

O livro comenta sobre as assimetrias na vida, na sociedade, na história, nas crenças, bem como as consequências de tais assimetrias. Explorada em quatro temas principais de forma um tanto desorganizada, onde segunda Taleb, feita de forma intencional, de modo a não facilitar a vida dos críticos na hora de escrever uma resenha.

O tópico principal é o da simetria nos negócios humanos, expandido para um segundo tópico, da simetria no compartilhamento de informações em transações de mercado. O terceiro tópico  comenta sobre a exposição de uma definição de racionalidade ligada à sobrevivência.

Por fim, o quarto, e mais abrangente, é sobre a incerteza e a confiabilidade do conhecimento, especialmente no que diz respeito à gestão de riscos no mercado, guerra, negócios, etc.

Em outras palavras, Nassim Taleb conceitua regras sobre como detectar se algo é pseudocientífico (cientificismo), regras sobre como você deve tentar se apresentar em sua carreira empresarial, um modelo mental para pensar sobre essas categorias e os riscos da vida em geral.

O que achou da trajetória de vida de Nassim Taleb? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Nassim Taleb

Compartilhe sua opinião