Miuccia Prada Miuccia Prada

Miuccia Prada

Perfil de Miuccia Prada
Nome Completo Miuccia Bianchi Prada
Nascimento 10 de maio de 1949
Local de Nascimento Milão, Itália
Filhos 2
Nacionalidade Italiana
Formação Doutorado em Ciências Políticas na Universidade de Milão
Ocupação Designer-chefe e CEO da Prada; Empresária.
Fortuna US$ 5,6 bilhões
Conhecido Como Miuccia Prada
Estado Civil Casada

Biografia de Miuccia Prada

Quem é Miuccia Prada?

Miuccia Prada é CEO e designer-chefe da Prada, uma das mais conceituadas empresas de bolsas e do segmento de moda. Ela é neta do fundador da empresa Mario Prada, e assim, deu continuidade nos negócios da família. O outro CEO da Prada é o seu marido, Patrizio Bertelli.

Miuccia Prada é uma das mulheres mais ricas e poderosas do mundo, e possui um patrimônio pessoal gigantesco, do mesmo modo que seu marido Patrizio. Ela, assim como seus irmãos Alberto e Marina acabaram tendo a Prada como herança de família.

Apesar disso, o valor de mercado da Prada foi alavancado através da administração de Miuccia Prada e seu marido, e então atraiu a atenção de investidores, principalmente quando abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong no ano de 2011.

A trajetória de vida de Miuccia Prada

Miuccia Prada nasceu em 10 de maio de 1949 em Milão. No entanto, quando ela nasceu, seu nome era até então Maria Bianchi, de modo que ela só teve o nome atual pelo qual ele é conhecida por volta dos anos de 1980, através de uma tia que acabou a adotando.

Ela era filha do casal Luigi Bianchi e Luisa Prada, e tem mais outros dois irmãos. Miuccia estudava no colégio Liceo Classico Berchet em Milão. Posteriormente, ela alcançou o doutorado em ciências políticas na Universidade de Milão. Por conta de sua formação, e associado a sua ideologia, ela já foi militante e participativa na política através do Partido Comunista Italiano.

Nesse sentido, contrariando a ideia de uma mulher do tipo “feminina” e sensual que Gianni Versace citava, Miuccia Prada passava a ideia de uma mulher de sucesso, ousada e que trouxesse ideias inovadoras. Ela também participou de diversos movimentos estudantis, que fizeram parte de sua atuação política. Ela lutava pelo direito das mulheres na década de 1970.

A ascensão da Prada

Miuccia Prada herdou então a Prada no ano de 1985 e dirige a empresa como CEO junto com seu marido. Atualmente, a companhia inclui as marcas Miu Miu, Jil Sander, Helmut Lang e Azzedine Allaia, que juntas formam o conglomerado. Antes dela assumir a Prada, ela trabalhou nos negócios de fabricação de bolsas de couro de luxo, a partir de 1978. Esse período também marcou o início da relação com Bertelli.

No ano de 1985, A Prada teve o seu primeiro design de bolsa com um grande sucesso. Já a primeira coleção que foi desenhada por Miuccia aconteceu em 1989, e posteriormente ela fez a linha Miu Miu, com um preço mais popular, que levou como nome seu próprio apelido. Cerca de 6 anos depois, ela fez a sua primeira linha masculina.

A Prada é uma empresa que adquiriu resultados excelentes ao longo do tempo. Por conta disso, os negócios se expandiram para outros tipos de produtos, que incluía roupas, sapatos, fragrâncias e outros artigos de couro. Assim, a Prada abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong em 2011.

A fortuna e reconhecimento de Miuccia Prada

Miuccia Prada alcançou um grande reconhecimento no segmento de moda e design. Não à toa, ela recebeu o Prêmio Internacional do Conselho de Designers de Moda da América no ano de 1993. Ganhou também o Prêmio VH1 de Moda de Designer de Moda Feminina nos anos 1995, 1996 e 1998.

Já no ano 2006, ela foi reconhecida como “Officier dans l’Ordre des Arts et des Lettres” pelo Ministério da Cultura da França. Foi então que em 2013, ela recebeu o prêmio Designer Internacional do Ano no British Fashion Awards.

Ela tem 2 filhos, Lorenzo Bertelli e Giulio Bertelli. Segundo a Forbes, a fortuna de Miuccia Prada é de cerca de US$ 5,6 bilhões. Além disso, com um grande reconhecimento em sua área de atuação, ela já participou de eventos importantes, além de ter recebido diversos outros prêmios durante a sua carreira, sendo uma das mulheres mais poderosas do mundo.

O que achou da trajetória de vida de Miuccia Prada? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Compartilhe sua opinião