Michael Porter Michael Porter

Michael Porter

Perfil de Michael Porter
Idade 73
Nome Completo Michael Eugene Porter
Nascimento 23/05/1947
Local de Nascimento Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americana
Formação Engenharia espacial e mecânica
Ocupação Economista
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Michael Porter

Quem é Michael Porter

Michael Porter é conhecido por suas teorias e estratégias de negócio. É também autor de diversas obras, publicadas a partir da década de 1970.

Michael Porter é um dos fundadores da The Monitor Group, consultoria que atualmente pertence à Deloitte (uma das “big four”), e FSG. A companhia é líder em estratégia sem fins lucrativos e atende empresas e fundações na área de criação de valor social.

Entre as atuações de Michael Porter está integrar o Conselho de Curadores da Universidade de Princeton e como  professor da Harvard Business School.

Em 2000, ele recebeu o título mais alto dado por Harvard a uma pessoa: Bishop William Lawrence University Professor.

Trajetória de Michael Porter

Michael Eugene Porter é um norte-americano natural do estado de Michigan. É formado em engenharia espacial e mecânica pela Universidade de Princeton. Foi o primeiro de sua turma.

Tem MBA pela Harvard Business School, na qual também se formou com honra, e PhD em economia e negócios pela mesma instituição de ensino.

Professor dessa instituilção, Michael Porter é autor de 18 livros, além de outros tantos artigos acadêmicos. Por sua obra universitária, foi eleito seis vezes o vencedor do McKinsey Award por obras publicadas na Harvard Business Review.

Dentre as publicações no periódico está o artigo The Five Competitive Forces That Shape Strategy. É nesse trabalho, publicado em 1979, que o autor delimita o conceito que ficou conhecido como 5 forças de Porter. O método se destina a analisar os fatores de competitividade de empreendimentos.

É também um dos autores mais citados quando o assunto é economia. Um dos destaques é The Competitive Advantage of Nations, lançado no ano de 1990.

Outra obra que se sobressai está relacionada à prestação de serviços de saúde nos Estados Unidos. Em Redefining Health Care é desenvolvida uma estrutura para transformar o valor fornecido pelo sistema de saúde, com implicações para fornecedores, planos de saúde, empregadores e governo.

Redefining Health Care foi eleito a obra do ano em 2007 pelo prêmio James A. Hamilton do American College of Healthcare Executives.

Outras obras de destaque são: What is Strategy, Competition in Global Industries, Towards a Dynamic Theory of Strategy e Why Every Organization Needs an Augmented Reality Strategy.

Além de professor e autor premiado, Porter é também consultor para empresas e governos. Entre as companhias que recorreram às suas análises estão: Caterpillar, Procter & Gamble, Scotts Miracle-Gro, Royal Dutch Shell e Taiwan Semiconductor.

Michael Porter é um dos fundadores da organização não governamental FSG, consultoria que atende empresas e fundações na área de criação de valor social.

Além de pertencer ao quadro de funcionários de Harvard, Michael Porter está no Conselho de Curadores da Universidade de Princeton.

Michael Porter é o criador de um modelo usado para analisar competitividade de um negócio – algo importante para um investidor que espera receber dividendos e ver o patrimônio valorizar. Os cinco pilares apontador por Porter continuam extremamente relevantes. A Suno fez um artigo somente sobre o tema para ajudar você – clique aqui para ler o conteúdo detalhado e exclusivo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião