Martin Sorrell Martin Sorrell

Martin Sorrell

Perfil de Martin Sorrell
Nome Completo Martin Stuart Sorrell
Nascimento 14/02/1945
Local de Nascimento Londres, Inglaterra
Filhos 3
Idade 75
Nacionalidade Inglês
Formação Economia
Ocupação Empresário
Fortuna US$ 647 milhões
Conhecido Como Martin Sorrell
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Martin Sorrell

Quem é Martin Sorrell

Marin Sorrell é um dos fundadores do WPP Group, maior agência de publicidade do mundo. O executivo também ficou conhecido por ser o executivo a ficar mais tempo na liderança de uma empresa da FTSE 100 no Reino Unido. Além disto, Martin é considerado uma das figuras mais importantes da área de comunicação nas últimas décadas, fazendo parte, durante a carreira, de conselhos ligados a instituições do estado, da educação e empresarial.

No início de 2018, Martin Sorrell saiu da WPP após desgaste com parte dos acionistas. Além disto, a desvalorização nas ações do grupo, maior em duas décadas, interferiu na sequência de seu trabalho à frente da empresa de comunicação.

Martin Sorrell tem formação em economia e também possuí título de MBA na área.

Seu primeiro trabalho na área de publicidade foi na Saatchi & Saatchi. Por quase dez anos ele foi um dos grandes responsáveis pela evolução do negócio, principalmente nas aquisições feitas pela agência no período.

Em 1985, o empresário montou o grupo WPP.

Uma das principais características de sua gestão foi pegar o modelo agressivo de aquisição da bolsa de valores e utilizar na compra de seus concorrentes.

O primeiro grande negócio neste sentido foi na compra da J. Walter Thompson, no final da década de 80.

Nos anos seguintes Martin construiu um império no ramo de publicidade.

Durante sua carreira, Sorrell se notabilizou também por fazer parte de conselhos tanto no Reino Unido como em outros países; tendo cadeira na London Business School e na Judge Business School, em Cambridge.

No início de 2018, Sorrell deixou o cargo de CEO, e Roberto Quarta assumiu a posição de presidente executivo da WPP.

Trajetória de Martin Sorrell

Martin Sorrell

Martin Stuart Sorrell nasceu no dia 14 de fevereiro de 1945, na cidade de Londres, Inglaterra.

Sorrell se formou, na década de 60, em economia no Christ’s College, em Cambridge. Em 1968, ele obteve um MBA pela Universidade de Harvard.

Antes de entrar na área da publicidade, Martin atuou por algum tempo na Glendinning Associates e na James Guliver.

Em 1975, foi contratado como pela Saatchi & Saatchi. Em 1977, ele assumiu o posto de diretor financeiro da agência; cargo que ocupou por 7 anos.

Foi neste período que ele começou a desenvolver seu método de aquisição da concorrência.

Na metade da década de 80, Martin decidir investir em um negócio próprio. Para isto, ele se tornou acionista controlador da Wire and Plastic Products, uma empresa fabricante de cestas de plástico.

Em 1987, Martin renomeou o negócio para WPP. No período já havia remodelado a estrutura do grupo por completo, incluindo a área principal de serviço.

Sorrell deu seu cartão de visita nas aquisições de uma variedade de negócios ligados ao campo da publicidade em um curto período. Em três anos a WPP comprou 18 empresas de pequeno porte.

Ainda na década de 80, Sorrell comandou a compra da  J. Walter Thompson, Ogilvy e Mather.

Além disto, a holding tem ações negociadas na bolsa de valores desde 1988.

Nos anos 90, o grupo se consolidou no topo das agências de publicidade mundial.

Enquanto isto, a expansão da empresa fez com que Martin ganhasse renome. Chegando até mesmo a presidir a Media.NYC.2020, no período que Michael Bloomberg foi prefeito da cidade de Nova Iorque.

Porém, sua gestão começou a ser questionada nos anos 2000 – principalmente com a evolução da internet.

Em 2017, Sorrell declarou que empresas que prestavam serviços no modelo do Google fizeram com que a concorrência no meio se tornasse desigual.

Em abril de 2018, Martin deixou o cargo de CEO da WPP.

Saída de Martin Sorrell da WPP

Martin Sorrell

Com a crescente insatisfação dos acionistas, além da investigação de má conduta nos negócios, Martin deixou a presidência da WPP após mais de três décadas, no início de 2018.

No caso, Sorrell se pronunciou:

“Como um dos fundadores, posso dizer que o WPP não é somente uma questão de vida ou morte. Sempre foi, e continuará sendo, mais importante do que isso. Boa sorte e fiquem com Deus… e agora de volta ao futuro!”

Mesmo com o grupo de publicidade tendo o balanço financeiro bem inferior ao de anos atrás, Martin Sorrell saiu como uma das principais figuras do ramo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião