Kjeld Kirk Kristiansen Kjeld Kirk Kristiansen

Kjeld Kirk Kristiansen

Perfil de Kjeld Kirk Kristiansen
Nome Completo Kjeld Kirk Kristiansen
Nascimento 27/12/1947
Local de Nascimento Billund, Dinamarca
Filhos 4
Idade 73
Nacionalidade Dinamarquesa
Ocupação Integrante do Conselho de Administração do The Lego Group
Fortuna US$ 4,7 bilhões
Conhecido Como Kjeld Kirk Kristiansen
Estado Civil Casado

Biografia de Kjeld Kirk Kristiansen

Quem é Kjeld Kirk Kristiansen

Kjeld Kirk Kristiansen é ex-presidente e ex-CEO do The Lego Group, empresa de brinquedos conhecida mundialmente e que foi criada por seu avô na década de 1930. O empresário foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da holding familiar.

Além de sua atuação na empresa da família, Kjeld Kirk Kristiansen é conhecido por seus investimentos em energia limpa, especialmente eólica, e na construção de parques.

Kjeld Kirk Kristiansen ainda está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a Forbes 2019, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 4,7 bilhões. O montante coloca-o na 394ª do ranking de bilionários da revista.

Desde jovem, Kristiansen vive o cotidiano da The Lego Group. Entre 1979 e 2004, o empresário foi presidente e CEO do grupo, sendo diretamente responsável pelo crescimento da empresa, além de influenciar a participação dela em escala global.

No início de 2019, ele deixou o conselho de administração da empresa, como parte do processo de transição dentro do grupo.

Kristiansen ainda é um dos sócios do Merlin Entertainment, além de ser dono do museu de cera Madame Tussauds.

Trajetória de Kjeld Kirk Kristiansen

Kjeld Kirk Kristiansen

Kjeld Kirk Kristiansen nasceu no dia 27 de dezembro de 1947, na cidade de Billund, na Dinamarca.

Kjeld é neto de Ole Kirk Christiansen, o responsável por criar a Lego o conceito desses brinquedos. A empresa começou suas atividades em 1932. Inicialmente, os produtos eram feitos de madeira. Somente em 1947 os produtos se tornaram de plástico, tal qual se tornaram conhecidos mundialmente.

Desde o início, Ole colocou conceitos da empresa no seu cotidiano. Tanto que seu filho, Godtfred Kirk Christiansen, pai de Kjeld, esteve nos negócios da família desde muito cedo.

Não à toa, Kjeld seguiu o mesmo caminho. Ele chegou a aparecer em algumas peças de marketing e produtos da empresa. Outra influência na qual ele teve desde jovem foi no setor criativo. Seu avô e pai aproveitavam a imaginação do herdeiro o grupo para pensar em novos produtos.

Quer aproveitar oportunidades em outros países? Veja o e-book que ensina a investir no exterior.

Em 1979, Kjeld Kirk Kristiansen assumiu o posto de CEO dentro do grupo Lego, consolidando a terceira geração da família na função.

O empresário foi responsável por presidir a empresa durante 25 anos. E um dos principais responsáveis por fazer a Lego se tornar uma das marcas mais populares do mundo.

Foi sob sua gestão que a empresa começou a adquirir propriedades licenciadas, o que possibilitou que a empresa ganhasse espaço na cultura pop. Também foi no período em que Kjeld foi presidente da multinacional que a empresa entrou na era digital, com a LEGO.com.

Em 2004, o executivo deixou o posto de liderança do grupo. Na época, ele assumiu a função de vice-presidente do conselho de administração da multinacional. Além disto, ele se manteve na liderança do conselho de administração da Fundação Lego, Lego Holdings e da holding familiar Kirkbi.

Transição do grupo

Kjeld Kirk Kristiansen

Desde 2016, a lego passa por um processo de sucessão, no qual figurará a quarta geração da família Kirk Kristiansen. No início de 2019, parte dessa transição foi concluída. Com isto, Kjeld deixou sua função no conselho administrativa da empresa.

Quem ganha destaque neste processo é seu filho, Thomas Kirk Kristiansen, que passa a ocupar o cargo de membro substituto no conselho de administração da Lego.

Estima-se que Kjeld hoje detenha cerca de 75% do grupo, sendo que os 25% restantes são de controle da Fundação Lego.

Resta saber se a transição realizada por Kjeld Kirk Kristiansen manterá a empresa de capital fechado como uma das marcas mais fortes e conhecidas do mundo. Para saber mais sobre o funcionamento de uma empresa de capital fechado, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião