Jensen Huang Jensen Huang

Jensen Huang

Perfil de Jensen Huang
Idade 58
Nome Completo Jen-Hsun "Jensen" Huang
Nascimento 17/02/1963
Local de Nascimento Tainan, Taiwan
Filhos 2
Nacionalidade Taiwanês
Formação Engenharia elétrica
Ocupação CEO da Nvdia
Fortuna US$11,8 bilhões (2021)
Conhecido Como Jensen Huang
Estado Civil Casado
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Jensen Huang

Quem é Jensen Huang

Jensen Huang é cofundador e CEO da Nvidia, multinacional que fábrica processadores gráficos voltados principalmente para área de games, sendo que Jensen ocupa o cargo de presidente executivo da empresa desde seu início.

Sua atuação dentro do grupo é tão presente que Jensen Huang é conhecido por figurar em listas que apresentam principais empresários, tendo reconhecimento pelo desempenho de sua empresa.

Outra lista que Huang integra é a de homens mais ricos do mundo.

Segundo a Forbes 2021, o empreendedor tem uma fortuna estimada em US$11,8 bilhões. Valor que o coloca na 186ª posição do ranking de bilionários da revista.

Formado em engenharia elétrica e com mestrado na área, desde o início da carreira trabalha na área de tecnologia.

Contudo ganhou destaque ao fundar a Nvidia em 1993, empresa que trabalhava na projeção de softwares e que ganhou destaque ao longo dos anos.

Huang também se posiciona entre os principais CEOs do mundo.

Trajetória de Jensen Huang

Jensen Huang
Foto: Divulgação/NVIDIA

Jen-Hsun “Jensen” Huang nasceu no dia 17 de fevereiro de 1963, na cidade de Tainan, região costeira do Taiwan.

Ainda criança, Jensen mudou com sua família para a Tailândia, contudo por um conflito no país, ele e sua família imigraram novamente, desta vez para os Estados Unidos.

No país da América do Norte ele se formou no colegial pela Aloha High School. Posteriormente ele ingressou na faculdade de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Oregon, onde se graduou em 1984.

Ainda no campo acadêmico, Huang possui um mestrado na área pela Universidade de Stanford.

Antes de abrir seu negócio, Jensen trabalhou como designer de microprocessadores na Advanced Micro Devices, Inc. e na LSI Logic, onde atuou como diretor.

Contudo, foi em 1993, com 30 anos de idade, que Huang se destacou para o mercado ao participar da criação da Nvidia.

Jensen Huang e a Nvdia

Jensen Huang
Foto: Divulgação/NVIDIA

No início de 1993, Jensen anunciou a Nvidia, empresa que começou como sócio e CEO, posição que permanece até os dias atuais.

O negócio foi baseado em uma estratégia de longo prazo em que Huan acreditava que o cenário dos jogos evoluiria nos anos seguintes, sendo que ferramentas cada vez mais potentes seriam necessárias no processo.

Medida que gerou frutos e fez sua empresa alcançar um faturamento bilionário. Além disto, fez a empresa se torna referência no setor.

Principalmente pelo tipo de produto desenvolvido, que ocupam o poso de líder de desempenho no setor. Caso do GeForce RTX 2080 Ti, uma das poucas tecnologias que rodam todos os jogos lançados nos últimos tempos.

Esses fatores fazem com que Jensen tenha sido eleito pela Harvard Business School como o CEO com melhor desempenho do mundo de 2019. Sendo que em 2018, ele havia ficado na segunda posição do ranking, enquanto em 2017, ficou na terceira posição.

Outro fator que chama gestão em sua gestão é a valorização das ações do negócio nos últimos anos, sendo que entre 2015 e 2018, a valorização foi de 14 vezes.

Fatores que fazem Jensen Huang estar entre os grandes empresários de sua geração ao lado Tim Cook, CEO da Apple. Para conhecer a história de Tim Cook, leia a perfil da Suno sobre o executivo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião