Hetty Green Hetty Green

Hetty Green

Perfil de Hetty Green
Nome Completo Henrietta "Hetty" Howland Robinson
Nascimento 21/11/1834
Local de Nascimento New Bedford, Estados Unidos
Data de Falecimento 03/07/1916
Filhos 2
Nacionalidade Norte-americana
Ocupação Investidora
Fortuna US$100 milhões
Conhecido Como Bruxa de Wall Street

Biografia de Hetty Green

Quem foi Hetty Green?

Hetty Green foi uma das maiores empresárias e investidoras na bolsa de valores dos Estados Unidos, considerada ”a mulher mais rica da América”. Mesmo com o passar dos anos, seu nome ainda chama atenção dos entusiastas pelo mercado de capitais.

Nesse sentido, Hetty Green ganhou destaque ao longo da chamada “Era Dourada”, principalmente por conta de sua personalidade marcada pelo seu estilo perfeccionista e rígido.

Como resultado de sua personalidade e de sua capacidade para investimentos, Green acabou ficando conhecida como a Bruxa de Wall Street.

História de Hetty Green

Henrietta Howland Robinson nasceu em 21 de novembro de 1834, na cidade de New Bedford, Estados Unidos.

Filha do casal Edward Mott Robinson e Abby Robinson, Hetty veio de uma família rica. Sendo tradicional no mercado de caça de baleias e com negócios ligados à China.

Constantemente, a jovem e seu pai se reuniam para que ela e sua irmã aprendesse finanças. Por conta disso, com apenas 13 anos, Hetty já atuava como contadora da família.

Posteriormente Green viria a se matricular na Eliza Wing School, onde estudou dos 16 anos até os 19 anos.

Em 1860, sua mãe faleceu, e cinco anos mais tarde, em 1865, seu pai também veio a óbito.

Logo após a perda dos pais, Hetty passou a investir em títulos da Guerra Civil com o dinheiro que havia herdado.

Antes do final dos anos 60, ela se casou com Edward Henry Green, e seu mudou para Manhattan.

Posteriormente, o casal migrou para Londres devido a acusações de falsificação sob Hetty. Assim, no período em que estava morando na Inglaterra nasceram os dois filhos do casal.

Nesse meio tempo, Green elaborou uma estratégia de investimentos que manteve até o fim da vida. Por conta disso, Hetty começou a ganhar destaque no mercado financeiro.

Na época ela adquiriu notas de dívida impressas pelo governo dos Estados Unidos, fator que rendeu um alto lucro nos anos seguintes.

Antes do final do século XIX, Green e sua família retornaram aos Estados Unidos, para viver na cidade natal do marido, Bellows Falls, Vermont.

Hetty Green a “Era Dourada” e sua personalidade

Hetty Green

Hetty retornou para o país de origem no final do século XIX, período em que os EUA estavam buscando o crescimento econômico após os danos sofridos na Guerra Civil.

Nesse sentido, Green viu aquele contexto como propício para realizar investimentos. Assim, sua estratégia era comprar títulos de indústrias ferroviárias e minas. Ao passo que o oeste dos Estados Unidos se modernizava, seu lucro sob esses ativos crescia.

Além disso, Hetty ainda tinha negócios ligados ao setor imobiliário e adquiria hipotecas. Frequentemente ela ainda emprestava dinheiro às empresas e para o próprio estado, como fez com a cidade de Nova Iorque no pânico financeiro de 1907, onde recebeu em troca títulos de curto prazo.

Ao mesmo tempo que sua fama nos negócios ganhava repercussão nacional, sua personalidade ficava mais exposta.

De perfil frio, inclusive com a família, é contado que Green economizava dinheiro até em questões ligadas à saúde. Ela tinha reputação de ser avarenta, não utilizada água quente para economizar e não lavava suas roupas para não gastar com sabão.

Além disso, Hetty também tinha uma postura dura no momento de cobrar dívidas, ela viajava longas distâncias paras cobrar pessoalmente quem lhe devia.

Foi nesse período que Green passou a ser conhecida por “apelidos” como a Bruxa de Wall Street ou Feiticeira de Wall Street.

Seja como for, Hetty Green ficou marcada na história de Wall Street tanto por sua personalidade, quanto por sua capacidade nos investimentos.

Ler mais

Compartilhe sua opinião