Hagop Guerekmezian Hagop Guerekmezian

Hagop Guerekmezian

Perfil de Hagop Guerekmezian
Nome Completo Hagop Guerekmezian
Nascimento 1948
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Fundador da Karina Plásticos

Biografia de Hagop Guerekmezian

Quem é Hagop Guerekmezian

Hagop Guerekmezian é o fundador da Karina Plásticos, uma das maiores empresas produtoras de composto no mundo, sendo a líder na comercialização de composto PVC no mercado brasileiro e na América Latina.

O grupo criado por Hagop Guerekmezian é conhecido por produzir material com o viés da sustentabilidade para grandes empresas, incluindo a Braskem.

Hagop Guerekmezian nasceu em 1948, no estado de São Paulo, Brasil. Em sua trajetória profissional, Guerekmezian é conhecido principalmente por ter fundado a Karina Plásticos no final dos anos 70. Empresa que presidiu por décadas e a qual tornou uma das referências do setor.

Em sua gestão, uma das principais características foi a política de diversificação da área de atuação do grupo, além da busca por expandir o negócio para fora do Brasil.

Em 2000, a Karina assumiu o posto de maior empresa de compostos de PVC da América Latina.

Guerekmezian ainda foi o responsável por colocar seu filho, Hagop Guerekmezian Filho, na equipe de gestão da empresa. Ele chegou a ocupar o posto de vice-presidente.

Hagop também é conhecido por ter sido o vencedor do prêmio Industrial do Ano de 2006, condecoração dada pelo Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp)

Quer começar no mundo dos investimentos e acumular patrimônio? Veja cinco amostras gratuitas para você conhecer a Suno

História da Karina Plásticos

 

Hagop fundou em 1979, na cidade de Guarulhos, a Karina Plásticos. Inicialmente trabalhando com a distribuição de materiais compostos de PVC. Seu objetivo era atender os mercados de mangueiras, fios, cabos e sola de calçados.

Quase seis anos depois, em 1985, o grupo deixou de ser distribuidor e começou a produzir seus próprios tubos e mangueiras.

Ao longo dos anos 80, Guerekmezian investiu em pesquisas sobre as possibilidades existentes com sua matéria prima principal. Tanto que, em 1990, sua empresa começou a fabricar segmento de filme.

Dois anos mais tarde, em 1992, o grupo remodelou sua estrutura. A partir daquele momento o negócio deixou de fabricar mangueiras e passou a direcionara seus investimentos no aumento de sua capacidade produtiva e na diversificação de produtos ligados ao PVC.

No período, a ideia de Guerekmezian era que a empresa se tornasse competitiva no cenário mundial do setor.

Ainda nos anos 90, o grupo começou a trabalhar com compostos rígidos.

No início dos anos 2000, a estratégia de internacionalização da marca implementada por Guerekmezian gerou resultados, e a Karina se tornou a líder do mercado de compostos na América Latina.

Durante a primeira década dos anos 2000, o grupo de Hagop continuou se expandindo nacional e internacionalmente. Além disto, a empresa seguiu com seu plano de pesquisas ligadas ao setor.

Em 2012, a Karina começou a produzir materiais voltados para o setor alimentício e hospitalar. Três anos depois, em 2015, o grupo começou a atuar também na área de construção civil, especialmente na produção de telhas de PVC.

Em 2018, o grupo fundado por Guerekmezian firmou parceria com a Braskem, o objetivo deste negócio era o desenvolvimento de uma linha sustentável para a empresa.

Com uma política de diversificação iniciada por Hagop Guerekmezian, a Karina se garantiu como uma das principais empresas de seu setor. Para entender a importância da diversificação de investimentos, leio o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Perfis Relacionados a Hagop Guerekmezian

Compartilhe sua opinião