Gordon Moore Gordon Moore

Gordon Moore

Perfil de Gordon Moore
Nome Completo Gordon Earle Moore
Nascimento 3/01/1929
Local de Nascimento San Francisco, Califórnia, Estados Unidos
Filhos 2
Nacionalidade Norte-americano
Formação Química
Ocupação Empresário
Fortuna US$ 9,7 bilhões
Estado Civil Casado

Biografia de Gordon Moore

Quem é Gordon Moore

Gordon Moore é um dos fundadores da Intel e também presidente emérito da empresa. A companhia é uma das gigantes do setor e registrou lucro líquido de 21 bilhões em 2018

Antes de fundar a Intel, Gordon Moore já havia ajudado a criar a Fairchild Semiconductor, outra pioneira do setor de computação. Além disso, o empresário é conhecido pela Lei de Moore, que criou em 1965.

Na lista de bilionários da Forbes em 2019, Gordon Moore aparece na posição de número 140, com US$ 9,7 bilhões de patrimônio.

Atualmente, Moore é militante da conservação ambiental – ele e a esposa são responsáveis por criar a Gordon and Betty Moore Foundation.

Trajetória de Gordon Moore

Gordon Earle Moore nasceu em 3 de janeiro de 1929 em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos.

Formado em química, Gordon Moore começou a estudar na Universidade Estadual de San Jose, mas, depois de dois anos, mudou para a Universidade da California. Ao se formar, em 1950, ingressou no California Institute of Technology. Lá, conseguiu o diploma de PhD.

Em seguida, Moore participou da criação da Fairchild Semiconductor, empresa pioneira na fabricação de transistores e circuitos integrados, em 1957.

Em 1965, enquanto atuava como diretor de pesquisa e desenvolvimento no grupo, Gordon Moore, foi convidado a escrever um artigo sobre quais as previsões para os próximos anos na indústria de semicondutores.

Foi nas páginas da Electronics Magazine que pregou que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobra e os custos se mantêm iguais. Essa explicação, que teve alto impacto na indústria de tecnologia, ficou conhecida como Lei de Moore.

Quer aprender a identificar empresas com potencial de valorização? Faça o curso de valuation e precificação de ativos.

Gordon Moore e a Intel

Três anos depois, Gordon uniu-se a seu colega na Fairchild Semiconductor Robert Noyce na criação da NM Electronics. Tempos depois, a empresa mudaria de nome e passaria a se chamar Intel Corporation.

Na Intel, Gordon Moore foi vice-presidente executivo até 1975. Depois, deixou o cargo e assumiu a presidência da companhia. Quatro anos mais tarde, foi efetivado também como diretor-executivo – posto que manteve até 1987.

Em 1997, passou a ser presidente emérito da companhia que ajudou a fundar e que foi visionária na criação de memórias para computadores, microprocessadores e circuitos integrados.

Desde de 2000, ao lado da esposa, Betty Moore, coordena a Gordon and Betty Moore Foundation, que atua principalmente para a preservação ambiental. Juntos, eles doaram bilhões de dólares para a organização.

Ao longo de sua vida, Gordon Moore recebeu diversos prêmios e títulos. Entre eles, o de membro da National Academy of Engineering e a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, entregue por George Bush, então presidente dos Estados Unidos.

Gordon Moore também foi honrado com o principal título civil dos Estados Unidos: Presidential Medal of Freedom. Ele foi também incluído no National Inventors Hall of Fame.

Gordon Moore marcou a história da Intel assim como Steve Jobs marcou a da Apple. Jobs, que também atuou como CEO da Apple é considerado uma das pessoas mais revolucionárias do último século. Para conhecer a história completa de Steve Jobs, acesse este artigo exclusivo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião