Gita Gopinath Gita Gopinath

Gita Gopinath

Perfil de Gita Gopinath
Nome Completo Gita Gopinath
Nascimento 08/12/1971
Local de Nascimento Calcutá, Índia
Idade 49
Nacionalidade Indiana
Formação Economia
Ocupação Economista-chefe do FMI
Conhecido Como Gita Gopinath
Estado Civil Casada

Biografia de Gita Gopinath

Quem é Gita Gopinath

Gita Gopinath entrou para história ao ser nomeada como a primeira economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), cargo que ocupa desde o início de 2019, e que tem como grande objetivo conduzir o próximo World Economic Outlook.

Além de sua posição na instituição financeira, Gita Gopinath também é destaque por sua carreira acadêmica, sendo que ela docente da Universidade de Harvard, uma das mais premiadas do planeta.

Não à toa, formada em economia, Gita chegou ao posto de Ph.D. na área.

Gopinath tem a maior parte de sua trajetória ligada ao campo acadêmico. Ainda assim, sua pesquisa sobre macroeconomia e finanças internacionais a credenciaram a assumir a posição de economista-chefe do FMI.

Além disso, ao logo de sua trajetória, Rita ganhou diversas premiações, com destaque para o Pravasi Bharatiya Samman, maior prêmio da Índia e a nomeação para Bloomberg 50.

Trajetória de Gita Gopinath

Gita Gopinath

Gita Gopinath nasceu no dia 8 de dezembro de 1971, na cidade de Calcutá, na Índia. Vinda de uma família de classe média, começou a se interessar por matemática ainda jovem, e para auxiliar no aprendizado, ela utilizava verduras e legumes na hora de fazer contas simples.

Após encerrar no colegial, Gita ingressou na Universidade de Dehli, onde se graduou em economia no ano de 1992. Também pela instituição de ensino, ela realizou seu mestrado na área de economia, concluído em 1994.

Após tornar-se mestre,  Gopinath se mudou para os Estados Unidos para seguir carreira acadêmica. Em 1996, ela concluiu mais um mestrado na área econômica pela Universidade de Washington.

Seguindo com sua formação acadêmica, em 2001, Gita se tornou Ph.D em economia pela Universidade de Princeton. Sua pesquisa foi tão aclamada que ela recebeu um dos prêmios mais respeitados da instituição de ensino.

Alguns anos depois, tornou-se professora de estudos internacionais e economia na Universidade de Havard e também inicio sua atuação como co-diretora do programa de Finanças e Macroeconomia do Bureau Nacional da Pesquisa Econômica.

Posições que a colocaram em destaque no campo da macroeconomia e finanças internacionais. Foco central de seu estudo.

Tudo isso contribuiu para que em outubro de 2018, Gita fosse anunciada como a economista-chefe do FMI, cargo que assumiu no início de 2019.

Gita Gopinath e o FMI

Gita Gopinath

Ao assumir a posição de economista-chefe do FMI, Gopinath também ficou marcada como a primeira mulher a a assumir o posto.

Como uma carreira voltada para o estudo da economia global, Gita tem como principal objetivo gerir a criação do World Economic Outlook.

Relatório que é divulgado a cada dois anos pelo FMI e que tem foco central na análise detalhada da economia global no último biênio.

Além disso, Gita Gopinath se posiciona como um dos principais nomes de sua geração, especialmente por sua capacidade de liderar. Para entender a importância de uma liderança, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião