Eduardo Bartolomeo Eduardo Bartolomeo

Eduardo Bartolomeo

Perfil de Eduardo Bartolomeo
Nome Completo Eduardo Bartolomeo
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Ocupação Diretor-presidente da Vale
Conhecido Como Eduardo Bartolomeo

Biografia de Eduardo Bartolomeo

Quem é Eduardo Bartolomeo

Eduardo Bartolomeo é CEO da Vale S.A (VALE3), cargo que assumiu em 2019, sendo que ele foi o nome escolhido para participar do processo de recuperação da imagem das empresas após os desastres envolvendo suas barragens. Além disso, o executivo é peça importante no processo de manter o alto faturamento da Vale.

Além de sua atuação na Vale, Eduardo Bartolomeo é conhecido por ter atuado em posições de destaque em outras grandes empresas como da NTS e BHG.

Formado em engenharia metalúrgica, o primeiro destaque profissional da carreira de Eduardo foi na Ambev.

Na primeira década dos anos 2000, Bartolomeo deixou a multinacional de bebidas para assumir função na Vale.

Sendo que chegou ao posto de presidente da Vale em 2019, em um dos momentos mais complicados de sua história.

Trajetória de Eduardo Bartolomeo

Eduardo Bartolomeo

Eduardo Bartolomeo nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Após encerrar o colegial, Eduardo ingressou no curso de engenharia metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também no campo acadêmico, Bartolomeo possui um MBA em administração de empresas pele Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Eduardo ainda possui outro MBA na área, realizado na Universidade Católica de Leuven.

Em relação a sua carreira profissional, o nome de Bartolomeo ganhou destaque nos anos 90, quando iniciou sua trajetória na Ambev, sendo que ele atuou como diretor de operações da multinacional entre 1994 e 2003.

No final de 2003, Eduardo deixou a Ambev para iniciar sua primeira passagem pela Vale S.A, na ocasião ocupando diversas funções de importância dentro do grupo, sendo que passou pelas posições de diretor de logística, operações integradas de “bulk commodities”.

No início de 2013, Bartolomeo deixou a siderúrgica para assumir a posição de CEO na Brasil Hospitality Group (BHG). Posição que permaneceu por dois anos.

Em 2015, Eduardo voltou a se dedicar à Vale, na época o executivo assumiu posição nos conselhos de administração, além de participar dos comitês financeiro e governança da multinacional. Alguns anos depois, assumiu a posição de diretor executivo da Vale. Último cargo ocupado por ele antes de assumir a presidência em 2019.

Eduardo Bartolomeo e a Vale

Eduardo Bartolomeo

Entre o final de 2015 e início de 2019, a Vale trabalhou em um projeto de recuperação de imagem após o caso do “Rompimento da Barragem de Mariana“.

Ocasião em que a empresa esteve diretamente envolvida e que causou em 19 mortes e dano ao meio ambiente.

Contudo, a situação se agravou de forma acelerada no início de 2019, quando ocorreu o rompimento da barragem de Brumadinho, com mais de 240 mortes.

Com isso a empresa se viu obrigado a tomar medidas e Bartolomeu foi o nome escolhido para assumir a presidência do grupo.

O grande foco de seu trabalho é na recuperação da credibilidade da empresa com a população. Outro desafio também será reforçar as estruturas, visto que foram noticiados outros casos de risco envolvendo barragens ligadas a multinacional.

Não à toa, o nome de Eduardo Bartolomeu ganhou destaque em 2019, sendo um líderes brasileiros com um dos maiores desafios para o ano. Para entender mais sobre liderança, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Compartilhe sua opinião