Décio Bazin Décio Bazin

Décio Bazin

Perfil de Décio Bazin
Nome Completo Décio Bazin
Nascimento 1931
Local de Nascimento Brasil
Data de Falecimento 2003
Nacionalidade Brasileiro
Formação Contabilidade
Ocupação Investidor e jornalista
Conhecido Como Décio Bazin

Biografia de Décio Bazin

Quem é Décio Bazin?

Décio Bazin foi um jornalista econômico, que trabalhava no jornal Gazeta Mercantil, no estado de São Paulo e na revista Balanço Financeiro. No entanto, sua fama no mercado financeiro não veio pelo fato de ser jornalista, mas por ser considerado um grande investidor brasileiro.

Décio Bazin nasceu em 1931 e começou a investir em ações na década de 1960, tornando-se bastante próspero no ramo. Bazin morreu em 2003, mas seus conselhos aos investidores estão eternizados no tempo.

Bazin ficou fortemente conhecido através de seus ensinamentos no mercado financeiro. Do mesmo modo, acabou ganhando grande reconhecimento como escritor de seu livro, onde suas ideias se disseminaram entre os investidores.

Biografia de Décio Bazin

decio-bazin
Faça Fortuna com Ações

Décio Bazin estudou contabilidade na década de 1950 e trabalhou como corretor de investimentos desde, pelo menos, o início da década de 1960.  Em 1992, publicou a primeira edição do livro “Enriqueça com a ação antes que seja tarde demais”, através da CLA Editora.

O livro combinava a experiência autobiográfica e interpretação de conceitos financeiros, incluindo sua estratégia pessoal de investimento em dividendo. Seu livro fez tanto sucesso que chegou a ser recomendado por Luiz Barsi e demais investidores do mercado financeiro de renome.

Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde

Se havia uma coisa que Décio Bazin gostava no mercado financeiro era receber dividendos. Desse modo, foi por conta do seu interesse pelos dividendos pagos pelas empresas da Bolsa, que o jornalista estruturou toda a sua metodologia.

Como resultado, o livro de Bazin não se baseia apenas em investir em ações de boas empresas, estratégia adotada fortemente por investidores de sucesso, como Warren Buffett. Ele se inclui também na busca por empresas que pagam os mais altos dividendos.

O livro “Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde”, publicado em 1992, dá a entender, em primeiro momento, que se trata de uma leitura antiga e desatualizada, tendo em vista que o autor vivia em uma realidade diferente da nossa. Apesar disso, a leitura ainda se mostra muito atual, principalmente para aqueles que tomam como base os princípios do Value Investing.

No livro,  a estratégia Décio Bazin ressalta sobre o conceito cíclico de mercado, que se divide em momentos de extrema excitação e pânico geral. Desse modo, o autor ensina a analisar em qual cenário estamos e como podemos aproveitá-los.

Invista em empresas com um Dividend Yield  anual superior a 6%

O método que Décio Bazin propõe no livro é baseado em 3 pilares principais, com o primeiro deles relacionado a dividend yield. Para aqueles que desconhecem o conceito de Dividend Yield, trata-se de um indicador utilizado para calcular o percentual do valor dos dividendos pagos pela empresa anualmente.

Sendo assim, caso o  preço das ações aumente muito e o dividendo permaneça o mesmo, o rendimento do dividendo diminuirá. Do contrário, caso o dividendo aumente, seja por qualquer motivo, o preço das ações tende a cair. Sendo assim, se tem uma oportunidade de comprar de modo a garantir um rendimento mais alto.

Na página 136 de seu livro, podemos observar de forma mais clara sua estratégia. Bazin propõe que quando o dividendo atingir 4% do preço das ações, o investidor poderá vendê-las,  garantindo um lucro de pelo menos 50% na operação.

Dessa forma, os investidores podem investir em novas empresas que pagam 6% de Dividend Yield ou ficarem com o dinheiro em títulos do governo, esperando enquanto a oportunidade não aparece.

Em outras palavras, o método Décio Bazin é um importante método quantitativo e matemático de seleção de ações. Ou seja, ele prioriza o investimento e seus múltiplos no momento de fazer seu filtro.

Evite empresas altamente endividadas

Décio Bazin afirma que os investidores devem procurar por empresas “moderadamente endividadas”, excluindo aquelas que possuem dívidas excessivas ou quaisquer dados suspeitos.

Conhecer o nível de endividamento de uma empresa é essencial para entender se ela possui uma chance real de sustentar suas propriedades. No entanto, o autor não utiliza indicadores em sua análise, de modo a  especificar o que seria uma empresa com dívidas moderadas.

Saia da ação assim que houver notícias negativas

Caso a empresa selecionada tenha tido notícias negativas, o investidor deve se desfazer imediatamente do ativo, visto que essa situação pode afetar o desempenho geral da empresa.

Cash Yield

Como mencionado anteriormente, o livro “Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde”, ainda permanece muito atual. Semelhante aos acontecimentos da época, o Brasil enfrenta um cenário econômico de inflação alta e desvalorização da moeda local, e todos os investidores convivem com muitas incertezas.

Por conta dessa situação, o método Décio Bazin usou parte de sua estratégia para obter dólares. Considerando que, os dólares americanos são mais estáveis ​​do que o Real. Sobre esse contexto, Décio Bazin criou o conceito de “Cash Yield”, que nada mais é do que o que chamamos “dividend yield”, todavia convertido para o dólar.

De acordo com Bazin, o investidor só deve deter ações com Cash Yield acima de 6% ao ano, com rendimento de dividendos dolarizados nos últimos 3 pagamentos. O cálculo era realizado através da divisão do último dividendo pago, convertido em dólares americanos na data de pagamento, pelo preço atual das ações, também convertido em dólares americanos.

O sucesso de Décio Bazin

O livro escrito por Bazin tornou-se referência para o mercado de ações, mas até mesmo o autor procurou sempre rever seus métodos, a partir de sua experiência pessoal, aconselhando aos demais investidores fazerem o mesmo.

Desse modo, embora haja muitas divergências no mercado, o que é complementarmente normal, o método Décio Bazin retrata bem vários conceitos que ainda podem ser aplicados na bolsa de valores brasileira.

Em suma, os ensinamentos de Décio Bazin ainda tem muito a agregar há uma infinidade de investidores, que através de sua obra, podem aprender e desenvolver suas próprias estratégias de  investimentos.

O que achou da trajetória de vida de Décio Bazin? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Compartilhe sua opinião