Bill Campbell Bill Campbell

Bill Campbell

Perfil de Bill Campbell
Nome Completo William Vincent Campbell Jr
Nascimento 21/08/1940
Local de Nascimento Pensilvânia, Estados Unidos
Data de Falecimento 18/04/2016
Filhos 1
Nacionalidade Norte-americana
Formação Economia
Conhecido Como Bill Campbell

Biografia de Bill Campbell

Quem é Bill Campbell

Bill Campbell é considerado um dos coachs mais importantes da história do Vale do Silício. Ao longo de sua trajetória profissional, foi o “guru” de diversos empresários de renome, como do homem mais rico do mundo e CEO da Amazon, Jeff Bezos.

Além disto, Bill Campbell teve papel importante dentro de grupos de peso, incluindo Apple, Intuit Inc. e Kodak.

Formado em economia, Bill Campbell começou sua carreira profissional na função de treinador de futebol americano. Posteriormente, trabalhou no campo da publicidade.

Contudo, seu nome ficou em destaque quando assumiu o posto de vice-presidente de Marketing da Apple, nos anos 80. Campbell deixaria o grupo no início dos anos 90. Mas voltou em 1998, época do retorno de Steve Jobs para o negócio.

Além de sua competência profissional, o execytuvi é lembrado por sua personalidade. Tanto que sua influência virou livro, Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley’s Bill Campbell, no qual é são revelados detalhes sobre seu modelo de gestão.

Bill Campbell morreu em abril de 2016, aos 75 anos de idade.

Trajetória de Bill Campbell

Bill Campbell
Foto: Reprodução/YouTube

William Vincent Campbell Jr. nasceu no dia 31 de agosto de 1940, na cidade de Homestead, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Após terminar o colegial, ingressou na Universidade de Columbia, onde se graduou em economia.

Durante seu período acadêmico, Campbell ficou conhecido também por ter sido parte da equipe de futebol americano da Universidade. O jovem era apaixonado por esporte. Isso contribuiu para que sua primeira profissão fosse na posição de treinador do time da instituição de ensino.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS FASE 2

No campo empresarial, Campbell começou sua carreira no capo da publicidade, trabalhando na agência J. Walter Thompson (JWT). Anos depois ele trabalharia pela Kodak, atuando na função de negociador entre a empresa e o mercado cinematográfico europeu.

No início dos anos 80, em 1983, John Sculley, então homem forte da Apple, contratou-o para ser vice-presidente de Marketing da empresa.

Foi nesse período que o economista de formação se aproximou de Steve Jobs. Principalmente após Sculley optar por afastar Jobs da empresa, decisão sobre a qual Campbell não concordou.

Tal atitude atrapalhou o executivo dentro da empresa. Tanto que, no final da década de 80, ele se mudou para a Claris, subsidiária criada a partir de uma divisão nos negócios da Apple.

No início dos anos 90, ele atuou também como CEO da GO Corporation. E, com maior destaque, ocupou o cargo de CEO da Intuit, posição que ocupou de 1994 até 1998, quando regressou à Apple.

Na época, a empresa passava por dificuldades. Este também foi o período em que Jobs retornou a grupo, exercendo o papel de “salvador” do negócio.

Nesse retorno, Jobs colocou como pré-condição fundamental a liberdade para que pudesse montar sua equipe. Seu homem de confiança era Campbell  que foi o primeiro a assumir uma posição na nova fase do grupo.

O executivo permaneceria na multinacional até 2014, tendo como principal destaque o papel de conciliador na briga entre Apple e Google por patentes ligadas ao sistema operacional Android.

O executivo também foi uma figura importante dentro da empresa no período em que Jobs adoeceu, além de acompanhar o bilionário durante o tratamento.

O modelo Bill Campbell

Além de seu currículo, Campbell era conhecido por sua personalidade e modo de lidar com o trabalho. Quando ocupou cargos de alto escalão, o empresário sempre buscava entender sobre a vida pessoal de seus colegas, só depois partir para assuntos ligados ao trabalho.

Outro traço marcante seu era o modo considerado brincalhão e carinhoso pelo qual ele tratava seus companheiros de trabalho, distribuindo diversos abraços dentro da empresa.

Além disto, o executivo trazia a parte motivacional dos seus tempos de treinador para o cotidiano da empresa, vibrando e comemorando todas as conquistas individuais de seus colegas.

EBOOK 10 LIVROS

Essas características eram comuns independendo do momento do negócio. A ideia do empresário era transmitir a sensação de controle para todos. Algo que ficou famoso por todo Vale do Silício.

Mesmo sem ter publicado livros sobre o assunto, Campbell é considerado um dos maiores coachs de seu período. Tanto que diversos empresários de renome consultavam-no particularmente antes de tomarem grandes decisões.

Não à toa, Bill Campbell é colocado como um exemplo de líder. Para entender a importância de uma liderança no cotidiano de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião