Amy Novogratz Amy Novogratz

Amy Novogratz

Perfil de Amy Novogratz
Nome Completo Amy Novogratz
Nascimento 1975
Local de Nascimento Estados Unidos
Filhos 3
Nacionalidade Norte-americana
Formação Teatro
Ocupação Gerente do Aqua-Spark
Conhecido Como Amy Novogratz
Estado Civil Casada
Site Oficial https://www.aqua-spark.nl/teammember/amy-novogratz/

Biografia de Amy Novogratz

Amy Novogratz é co-fundadora e gerente do Aqua-Spark, fundo de investimentos voltado para empresas e negócios com propostas ambientais sustentáveis, principalmente relacionadas ao setor de aquacultura.

Além disso, Amy Novogratz é conhecida por sua trajetória em relação à defesa de causas voltadas para preservação ambiental.

Dessa forma, Amy tem se tornado responsável por promover a aqualcultura no mundo, campo de estudo ainda pouco difundido.

Biografia de Amy Novogratz

Amy Novogratz
Foto: Bret Hartman/TED

Amy Novogratz nasceu na década de 70, nos Estados Unidos. Junto de seis irmãos, desde muito jovem se acostumou com regras rígidas. Afinal, seu pai era coronel do exército e educou seus filhos com métodos específicos.

Logo após o colegial, Amy ingressou no curso de teatro da Universidade de Nova Iorque.

Enquanto realizava sua graduação, Novogratz começou a se interessar por causas sociais. Dessa forma, após sua formatura, ela se mudou para cidade de Washington, onde estudou políticas que afetavam a vida de mulheres que criam sozinhas seus filhos.

Nesse período ela se aproximou de sua irmã mais velha, Jacqueline Novogratz, e seu cunhado, Chris Anderson, chefe do TED Talks.

Com os dois, Amy passou a ser responsável pela TED Prize, prêmio da organização destinado a pessoas que possuem iniciativas e ideias que tenham impacto mundial.

Nesse meio tempo, em uma viagem de negócios à Galápagos em 2010, Novogratz conheceu o empreendedor neerlandês Mike Velings, que posteriormente veio a se tornar seu marido.

Antes de se casarem, Amy passou por severas dificuldades em relação à saúde, sendo que descobriu um tumor no cérebro nessa época.

Novogratz passou por uma cirurgia com duração superior a 20 horas para a retirada do tumor. Devido à gravidade da doença e do processo de recuperação, ela teve sequelas em relação à movimentação do corpo.

Mesmo com as dificuldades, Amy decidiu voltar a trabalhar no TED. Contudo, seu retorno não foi tão fácil.

Ao passo que se recuperava, Novogratz se casou com Mike Velings e juntos decidiram investir em um negócio próprio.

Para isso, houve uma ampla pesquisa sobre possíveis setores para se investir. Ambos buscavam áreas que existissem propostas de inciativas sustentáveis, porém apresentarem margem de lucro atrativa.

Dessa forma, em 2016, foi criado a Aqua-Spark.

Amy Novogratz e a Aqua-Spark

Com seu marido Mike Velings, Amy criou, em 2015, a Aqua-Spark, fundo de investimentos com foco em empresas do setor de aquicultura.

Priorizando negócios com iniciativas inovadoras, o primeiro aporte realizado pelo fundo foi a Calysta, startup do Vale do Silício que tem como campo de atuação a produção de uma ração ecologicamente sustentável para peixes.

Dessa forma, grande parte dos investimentos realizados pela Aqua-Spark visava empresas compromissadas com a causa ambiental e responsabilidade social.

Para isso, por vezes, Amy e seu marido vão pessoalmente nas companhias monitorar como são feitas as atividades e se elas respeitam os princípios defendidos por eles.

Tal prática atraiu mais de 190 investidores, de 29 países diferentes, para o negócio.

Isso também fez com que Amy se tornasse conselheira de empresas no qual a Aqua-Spark investe, casos da Calysta, Proteon, Protix, Sogn Aqua, Hatch Blue and Fisher Piscultura.

Além disso, Amy Novogratz e seu marido criaram o fundo visando investimentos no longo prazo em empresas que possuem causas sociais.

Ler mais

Compartilhe sua opinião