Ícone do site Suno Notícias

Vendas de imóveis avançam 23,7% no 3T20, mas lançamentos recuam

Taxa de vacância de escritórios cai por conta de pandemia

Taxa de vacância de escritórios cai por conta de pandemia

Um levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), divulgado nesta quinta-feira (17), mostrou que o mercado imobiliário brasileiro teve alta de 23,7% no volume de vendas de moradias, ao passo que o número de lançamentos de imóveis recuou 10,5% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período em 2019.

Além disso, a pesquisa da Cbic mostrou que a oferta final de imóveis recuou 13% entre julho e setembro deste ano, na comparação anualizada.

Por outro lado, quando os dados do terceiro trimestre são comparados com os do segundo trimestre deste ano, os lançamentos apresentam um crescimento 114,1%. As vendas, por sua vez, reportam alta 57,5%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No acumulado deste ano até setembro, o volume de unidades vendidas também avançou 8,4%, enquanto os lançamentos tiveram um recuo de 27,9%, ambos na comparação anual. Já a oferta final recuou 13% na mesma comparação.

Setor vai precisar “repor” o estoque de imóveis

Comentando sobre os dados apresentados, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, salientou que mais imóveis foram vendidos neste ano, mas com menos lançamentos. Nesse sentido, o setor vai precisar “repor” o estoque no próximo ano com construções.

“Como vendemos mais em 2020 que em 2019, teremos que produzir esses imóveis. Essa venda ainda não refletiu diretamente no PIB [Produto Interno Bruto] porque ele ainda vai ser construído. Vendemos mais, porém lançamos menos, quer dizer que no próximo ano teremos que repor estoque e construir o que vendemos a mais aqui”, explica Martins.

Vale destacar que a expectativa é que o PIB da construção civil avance 4% em 2021.

Além disso, o presidente da Cbic destacou a importância para o setor de imóveis, a manutenção da taxa de juros baixa, com a necessidade de aprovação de reformas, como a tributária, a administrativa e a nova lei de licenciamento ambiental.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Sair da versão mobile