A Vale (VALE3) reportou ontem (26) os seus resultados referentes ao primeiro trimestre do ano (1T23). O momento costuma ser aguardado pelo mercado, pois, para além dos indicadores financeiros, é comum que sejam divulgados os dividendos aos acionistas no mesmo dia do balanço. Mas até agora isso não aconteceu.
Segundo o fundador da Gava Investimentos, Ricardo Brasil, embora seja esperado que os dividendos da Vale não venham tão gordos quanto das últimas vezes — visto que o lucro da mineradora caiu quase 59% no 1T23 —, não significa que os proventos não serão distribuídos.
“Nenhuma empresa é obrigada a pagar dividendos necessariamente em cada trimestre. A distribuição pode ser mensal, trimestral, semestral e até anual. Por lei, as empresas de capital aberto têm a obrigação de pagar os dividendos pelo menos uma vez, ao fim do exercício fiscal”, explica.
Brasil ainda lembra que cada companhia tem a sua política de remuneração aos acionistas, podendo ajustar a forma de pagamento de acordo com seu próprio estatuto. “É preciso ver o que diz [o estatuto da Vale] sobre a distribuição dos proventos.”
O que diz o estatuto da Vale?
E o Suno Notícias checou essa informação — que pode ser conferida na íntegra aqui. Segundo o estatuto da mineradora, a atual política de remuneração aos acionistas da Vale funciona da seguinte forma:
- Remuneração composta por duas parcelas semestrais: a primeira em setembro do ano corrente e a segunda em março do ano subsequente;
- Valor mínimo da remuneração: 30% do Ebitda Ajustado subtraindo os investimento correntes apurados na demonstração do resultado do primeiro semestre (para a parcela de setembro) e do segundo semestre (para a parcela de março);
- Remuneração adicional: o Conselho de Administração poderá deliberar, via distribuição de dividendos extraordinários.
Ou seja, para quem está esperando pelos dividendos da Vale, os proventos referentes ao ano fiscal de 2023 estarão disponíveis apenas em setembro. É importante lembrar que a mineradora já fez o pagamento da segunda parcela referente ao ano de 2022 no último 13 de março.
Cotação
Nesta quinta-feira (27), as ações da Vale fecharam com alta de 2,12%, cotadas a R$ 71,76. Apenas no mês de abril, os papéis da mineradora tiveram uma desvalorização de 11,58%. Confira abaixo mais detalhes do desempenho da companhia nos últimos seis meses na bolsa de valores:
Cotação vale3
Notícias Relacionadas