Ícone do site Suno Notícias

Vale (VALE3) chega a acordo com credores sobre dívida da Samarco

Vale (VALE3)

Vale (VALE3). Foto: Divulgação/Vale

Em comunicado ao mercado nesta quarta-feira (31), a Vale (VALE3) informou que chegou a um acordo vinculante junto a credores sobre a reestruturação da dívida da Samarco, em recuperação judicial desde 2021.

A decisão sobre a dívida da Samarco foi realizada em conjunto com a BHP Billiton Brasil, a Samarco e determinados credores que detêm mais de 50% dos títulos de dívida e dívidas bancárias sem cobertura da mineradora, que esteve no centro da tragédia de Mariana (MG) em 2015.

O acordo da Samarco será implementado por meio de um plano de reestruturação consensual, sujeito à aprovação da maioria dos credores e à homologação do Juízo da Recuperação Judicial (RJ).

Segundo a Vale, a Samarco deverá concluir a RJ com uma estrutura de capital ‘enxuta’, e os pagamentos aos credores financeiros serão feitos ao longo do tempo, de acordo com o ramp-up operacional e geração de fluxo de caixa da Samarco.

“O desembolso da Samarco para financiar a reparação será limitado a US$ 1 bilhão entre 2024 e 2030, com contribuições adicionais dependendo do excesso de fluxo de caixa gerado pela companhia”, acrescentou, reforçando que o saldo remanescente da reparação deverá ser dividido igualmente entre a Vale e a BHP.

Cotação da Vale

Nesta quinta-feira (1), perto das 16h, as ações ordinárias da Vale subiam 2,52%, a R$ 65,42. No mês de maio, as ações da mineradora tiveram uma desvalorização de 11,86%, e registraram seu 4º mês seguido de baixa. No mês anterior, os papéis tinham apresentado um desempenho negativo de 9,83%.

Cotação VALE3

Gráfico gerado em: 01/06/2023
1 Dia

Sair da versão mobile