Ícone do site Suno Notícias

Uso de máscaras em locais abertos será liberado em São Paulo

Uso de máscaras em locais abertos será liberado em São Paulo, João Dória

Governador de São Paulo, João Doria, realiza aumento no limite do prazo eleitoral, que proíbe aumentos 6 meses antes das eleições - Foto: Reprodução Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo decidiu nesta terça-feira (8) que vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. Conforme os técnicos do Comitê Científico estadual, a desobrigação pode ser iniciada a partir desta quarta-feira (9).

Em locais fechados, a regra do uso obrigatório de máscaras seguirá mantida.

De acordo com informações antecipadas pelo GloboNews e confirmadas por integrantes do Comitê, a decisão sobre quais destas regras valerão para as escolas será tomada na manhã desta quarta, antes da coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB), marcada para o anúncio das medidas.

Na última segunda-feira (7), o canal também revelou que a Vigilância Sanitária da cidade estudava a liberação de uso de máscaras em locais abertos e aprovava a recomendação. Mas, que ainda era necessária a utilização destas em locais fechados.

O estudo realizado pela Vigilância Sanitária da cidade ressalta três recomendações:

As recomendações fazem parte do contexto da melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19, conforme o estudo.

“Neste momento, o Cenário Epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela Covid-19 nas últimas semanas e os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria desde 2020”, aponta o texto. O estudo foi enviado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e encaminhado ao Comitê Científico estadual.

Também na segunda, foi liberada a obrigatoriedade do uso de máscara no RJ pela prefeitura da cidade.

Flexibilização do uso de máscara em SP em locais fechados: sem data

Na coletiva de segunda, o governador de SP afirmou que ainda não há uma data para a flexibilização de uso de máscaras em locais fechados, e que a decisão depende da análise do Comitê Científico.

O decreto para o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 começou no transporte público na Grande São Paulo em 4 de maio de 2020. Apenas três dias mais tarde, em 7 de maio, a decisão passou a valer para todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.

Sair da versão mobile