Ícone do site Suno Notícias

União Europeia decide fechar fronteiras por conta do coronavírus

Ministros da UE aprovam pacote de 540 bilhões de euros contra pandemia

Ministros da UE aprovam pacote de 540 bilhões de euros contra pandemia

Os países membros da União Europeia (UE) concordaram nesta terça-feira (17) em fechar as fronteiras durante 30 dias como forma de conter a propagação do coronavírus. A medida foi decidida por unanimidade.

A medida, anunciada pela chanceler alemã Angela Merkel, é válida durante 30 dias para cidadãos que não residem na União Europeia. Antes da decisão, alguns países do bloco já haviam optado por fechar as fronteiras como forma de conter o avanço do coronavírus.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ressaltou que a Irlanda não aplicará as restrições. Isso porque o país possui uma área de passagem livre com a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido e que deixou a UE no início deste ano.

“O inimigo é o vírus e agora temos que fazer o possível para proteger nosso povo e proteger nossas economias. Estamos prontos para fazer tudo o que for necessário. Não hesitaremos em tomar medidas adicionais conforme a situação evoluir”, afirmou von der Leyen em entrevista coletiva nesta terça.

A presidente da Comissão Europeia já havia adiantado por meio de uma publicação no Twitter, realizada na última segunda-feira (16), que as fronteiras poderiam ser fechadas. No entanto, a decisão ainda dependia da aprovação de outros representantes do bloco.

Coronavírus nos países da União Europeia

Na última sexta-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Europa é o novo epicentro da pandemia de coronavírus. Atualmente, os países do bloco registram mais casos diários do que a China.

Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

A Itália é o país europeu mais afetado pela doença. Até o momento, mais de 2.500 pessoas já morreram por conta do vírus em território italiano. O número de casos confirmados ultrapassou a casa dos 26 mil.

Em seguida, a Espanha é o segundo país da União Europeia mais afetado pela epidemia de coronavírus. O número de infectados no país é superior a 11 mil pessoas. Além disso, o número de mortes se aproxima de 500, conforme as informações divulgadas nesta terça.

Sair da versão mobile