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TIM (TIMS3) dá grande passo com ativos da Oi (OIBR3) e prevê sinergias de R$ 16 bi

TIM (TIMS3)

TIM (TIMS3). Foto: Divulgação

Com a aquisição dos ativos móveis da Oi (OIBR3), a TIM (TIMS3) dispara na competição com as outras operadoras como Vivo (VIVT3) e Claro.

Isso porque a TIM arrebatou a maior fatia da Oi Móvel no consórcio entre as operadoras. Na aquisição, a TIM ficou com quase metade do espectro e dos sites, e 40% dos clientes da Oi.

“Com o fechamento da transação, a TIM dá um grande passo no cenário nacional, finalmente podendo competir de forma equilibrada com seus principais concorrentes no que diz respeito à sua infraestrutura e representatividade geográfica de sua base de clientes e com expectativa de significativa criação de valor para os seus acionistas”, afirmou a empresa em fato relevante na última quarta, em que comunica a conclusão da operação.

A TIM estima ter R$ 16 bilhões em ganhos de sinergias no longo prazo. Além disso, a operadora prevê investimentos e cortes de custos com a aquisição.

Segundo o jornal Valor Econômico, pelos cálculos da Anatel, as sinergias totais com a venda da Oi Móvel seriam de 13 bilhões , no mínimo, de 2021 a 2030. O maior ganho seria da TIM (R$ 8 bilhões), depois Vivo (R$ 4,9 bilhões) e Claro (R$ 270 milhões). O cálculo teve como base as operações combinadas de cada tele com os ativos da Oi.

O diretor-presidente da tele, Alberto Griselli explicou ao jornal que os cálculos da TIM, comparados aos da Anatel, são mais amplos e consideram diversos fatores. “Fizemos o fluxo de caixa da sinergia, tanto de receita quanto de custo, traduzimos a valor presente, que chega a R$ 16 bilhões.”

O diretor-presidente disse ainda que as sinergias técnicas relacionadas à otimização de investimentos, com economia de custos, equivalem a R$ 12 bilhões. Esse valor é atribuído, principalmente, aos espectros que recebeu na compra da Oi.

Com isso, a TIM poderá reduzir gastos com compartilhamento de rede, lançar mais serviços, expandir a infraestrutura, melhorar a cobertura de sinal e os serviços para os seus clientes e os oriundos da Oi

Marcos Mion vai receber clientes da Oi na TIM

Os clientes da Oi se tornaram clientes da TIM automaticamente no dia 20, mas a migração dos números será gradativa. Para conversar com esses clientes, a operadora montou um plano de comunicação que envolve o apresentador Marcos Mion, ele próprio migra de garoto propaganda da Oi para a TIM.

marcos Mion. Foto: Redes Sociais

“Vamos fazer o ‘welcome’, frisar alguns aspectos positivos para todos os nossos clientes e os da Oi”, diz o diretor-presidente.

Veja como ficou a divisão dos DDDs entre as operadoras:

Claro (27 DDDs): 13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87, 91 e 92.
Vivo (11 DDDs): 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.
Tim (29 DDDs): 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 98 e 99

A cada grupo de clientes que entrar no processo de migração, a TIM planeja enviar alertas 30 dias antes, 5 dias antes e no dia da mudança. A operada pretende enfatizar que os clientes da Oi terão acesso à rede 4G em quase todo o país, cerca de 96,5% municípios, enquanto a antiga prestadora de serviço estava presente em 70% das localidades.

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