Ícone do site Suno Notícias

Reunião ministerial indica novas medidas do governo de Jair Bolsonaro

jair bolsonaro

Reunião ministerial cria regra para nomear no 2º e 3º escalões, decide rever conselhos e vender imóveis

Nesta quinta-feira (3), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou as medidas que serão tomadas pelo governo de Jair Bolsonaro, após a primeira reunião ministerial.

Saiba mais: Bolsonaro terá reunião ministerial nesta quinta-feira

De acordo com o ministro, as medidas do governo Jair Bolsonaro serão:

Conselhos: Conforme Onyx, existem muitos conselhos e em muitos casos as atribuições se sobrepõem. Desta forma, será feito um “pente-fino” e uma revisão dos conselhos que atuam ligados a administração direta.

2º e 3º escalão: O preenchimento dos cargos de segundo e terceiro escalão deverão seguir “critérios técnicos”. Além disso, de acordo com o ministro, será respeitado a “afinação com o projeto que representamos”. Entretanto, será o ministro da pasta que irá avaliar a sintonia do candidato com o projeto e também ele que dará a palavra final sobre a indicação.

Imóveis federais: Permitir a venda de imóveis federais, reunindo estruturas dos ministérios nas capitais dos estados. De acordo com o Onyx, um censo será realizado para racionalizar a estrutura dos imóveis. Atualmente, a União tem cerca de 700 mil imóveis, segundo o ministro.

Aluguel: Conforme o ministro, é “contrasenso absoluto” a necessidade de locar imóveis, sendo que a União possui 700 mil. Desta forma, será feita a revisão de todos os contratos de locação da União.

Recursos e exonerações: Revisão de todas as liberações de recursos e exonerações realizados nos últimos 30 dias em cada ministério. De acordo com Onyx, ocorreu uma movimentação “incomum” de exonerações e indicações nos últimos 30 dias. Além disso, recursos destinados a ministérios também tiveram movimentação “incomum” no período.

Saiba mais: Bolsonaro: espero atrair R$ 7 bi em investimentos

Anúncio das medidas

As medidas foram anunciadas por Onyx em uma entrevista concedida à imprensa no Palácio do Planalto. Entretanto, isso aconteceu após uma reunião do Conselho de Governo, composto por:

A primeira reunião do Conselho registrou a presença dos 21 ministros empossados. Além disso, Roberto Campos Neto, indicado à presidência do Banco Central por Bolsonaro, esteve presente. Entretanto, o cargo com status de ministério, indicado à Roberto, necessita ser aprovado pelo Senado.

Em relação a reforma da Previdência, o ministro do governo de Jair Bolsonaro não detalhou sobre os parâmetros que o governo pretende incluir no projeto, mas afirmou que ela será feita. “Só uma palavra: vamos fazer a reforma da Previdência. Ponto”.

Sair da versão mobile