Ícone do site Suno Notícias

Receita Federal começa a pagar 1° lote de restituição do Imposto de Renda

Veja cinco dicas para declarar o imposto de renda antes do fim do prazo

Imposto de Renda. Foto: Pixabay

Receita Federal começa nesta sexta-feira (29) a pagar o 1º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020.

A Receita Federal pagará R$ 2 bilhões dividido em mais de 901.077 contribuintes. Do total, parte será destinada aos idosos entre 60 e 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Antes, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, no entanto, neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), foi antecipado para maio. Haverá também uma redução do número de lotes de 7 para 5. Desse modo, a conclusão do pagamento das restituições referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Confira calendário de restituições do IR

O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou em março a decisão em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Confira o calendário de restituições do Imposto de Renda em 2020:

O montante das restituições, segundo a Receita Federal, será de R$ 26 bilhões divididos em cinco lotes.

Receita Federal: Consulta

As consultas podem ser feitas no site da Receita Federal. Além do site, é possível acessar o conteúdo pelo aplicativo, disponíveis para tablets e smartphones. Pelos aparelhos ainda é possível consultas a declaração do Imposto de Renda e também a situação do CPF, diretamente dos dados da Receita.

Saiba mais: Imposto de Renda: confira as novas regras para declarar

O valor da restituição estará corrigido em 4,40% relativo à taxa Selic de maio a setembro de 2019. Para saber se está entre os contribuintes que receberão a restituição ligue para o Receitafone, digitando 146.

O depósito do valor será feito na conta pela Receita Federal que foi informada na declaração do imposto. Caso o contribuinte não receba o dinheiro, terá de ir a qualquer agência do Banco do Brasil.

Sair da versão mobile