Ícone do site Suno Notícias

Real digital e tokenização serão prioridades do Banco Central, afirma diretor de regulação

HGBS11 já anunciou quanto os investidores vão receber em julho

HGBS11 já anunciou quanto os investidores vão receber em julho. Foto: Getty Images

A discussão sobre o real digital e a tokenização será uma das prioridades do Banco Central (BC). Segundo afirmou nesta terça-feira (4) o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, em evento organizado pelo Bradesco BBI, esses temas terão preferência do seu departamento em 2023.

“É uma agenda que vai ocupar a área regulatória em 2023, 2024 em diante, que casa muito com a questão do CBDC [Central Bank Digital Currency ou moeda digital emitida por um Banco Central], do real digital“, comentou.

Entre as prioridades do Banco Central para 2023, Damaso citou ainda completar a nova legislação cambial do País. Na parte prudencial, falou da importância de finalizar o acordo de Basileia.

Na pauta de inovação, o diretor do BC falou da importância de se avançar na discussão sobre a finalização do Open Finance. De acordo com Damaso, o Open Finance “já se tornou realidade” e já permite que clientes executem produtos e serviços de um banco a partir do outro.

Transformação digital

Otávio Damaso disse, ainda, que os três principais drivers da área em 2023 serão a transformação digital, a sustentabilidade e a estabilidade financeira.

No vetor de estabilidade financeira, o diretor do BC destacou que é necessário acompanhar questões “estruturais e conjunturais”. Entre as conjunturais, citou o comportamento do mercado de crédito em meio ao processo global de normalização da política monetária.

Sobre a transição digital, Damaso disse que o processo é visto pelo regulador sob “vários prismas” e, na margem, com destaque para o processo de tokenização da economia. A discussão sobre sustentabilidade cresceu nos últimos anos, com enfoque na transição para uma economia de baixo carbono, que deve trazer oportunidades e desafios para o setor financeiro.

O que é o Real Digital?

Real Digital é uma CBDC (Central Bank Digital Currency ou moeda digital emitida por um Banco Central). O projeto vai permitir, por exemplo, que o cliente possa pedir ao seu banco a geração de um token (ativo digital) de um depósito bancário, de qualquer valor.

Em meados de março, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou a criação de um grupo de trabalho para contribuir com o BC para o desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital. Os trabalhos começaram no mês passado e a federação quer participar ativamente do projeto.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile