Ícone do site Suno Notícias

Pix bate novo recorde e supera 120 milhões de transações na véspera do feriado

Nova função do Pix para pagamentos automáticos chega em abril de 2024

Confira o que se sabe até agora sobre o Pix Automático - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu um novo recorde na última quinta (6), véspera do feriado da Sexta-feira Santa. Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 120 milhões de transações em 24 horas.

Somente no último dia 6, foram feitas 122,4 milhões de transferências via Pix para usuários finais. A alta demanda não comprometeu o funcionamento da funcionalidade. Segundo o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia.

O recorde anterior tinha sido registrado em 20 de dezembro, com 104,1 milhões de transações num único dia. Naquela data, tinha acabado o prazo de pagamento da segunda parcela do décimo terceiro.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumula 146,4 milhões de usuários, dos quais 134,8 milhões pessoas físicas e 11,6 milhões pessoas jurídicas. Em setembro de 2022, o sistema superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados por mês.

Parcelar dívida no Pix?

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para que a possibilidade de parcelamento de dívidas no Pix, sistema de transferências instantâneas do BC, fosse avaliada pelo órgão. Segundo o ministro, a ferramenta ajudaria a baratear o crédito no país.

“Falava com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix. Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário você parcelar usando essa ferramenta. Isso melhora as condições de competitividade e de crédito no país”, disse o ministro em evento virtual promovido por um banco de investimentos.

De acordo com Haddad, a proposta integra um pacote de estímulo ao crédito. O ministro voltou a informar que o governo prepara 12 medidas para melhorar as condições de crédito, das quais a metade teve aval do Banco Central.

O presidente do BC entrou e saiu pela garagem, sem falar com a imprensa. Cerca de uma hora depois da reunião, Haddad disse que o encontro foi uma “reunião de rotina”, em que vários assuntos foram tratados, incluindo o Desenrola e o parcelamento de dívidas pelo Pix.

Com Agência Brasil

Sair da versão mobile