Ícone do site Suno Notícias

PIB dos EUA cresce 2,1% no 2º trimestre e supera previsões

EUA: temporada de balanços deve apontar queda de 12% nas receitas das empresas

EUA: temporada de balanços deve apontar queda de 12% nas receitas das empresas

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu à taxa anualizada de 2,1% no segundo trimestre de 2019. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Departamento do Comércio de Washington.

Esse resultado foi superior as previsões dos analistas ouvidos pela Bloomberg, que indicavam crescimento anualizado de 1,8%. No primeiro trimestre de 2019, o PIB dos EUA também cresceu mais das previsões, alcançando uma taxa anualizada de 3,1%.

Entretanto, esse resultado foi uma desaceleração em relação ao crescimento anualizado da economia norte-americana de 3,1% registrado no primeiro trimestre deste ano.

Entre os dados que levaram para esse resultado, o consumo pessoal aparece como a maior alta, com uma expansão de 4,3%. A previsão era de uma expansão de 4%. O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) cresceu à taxa anualizada de 2,3%. Também uma aceleração significativa em relação à alta observada no primeiro trimestre, que foi revisada de 0,5% para 0,4%.

Por outro lado, o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, ficou em 1,8%. Um crescimento superior ao dos três primeiros meses do ano, revisados de 1,2% para 1,1%, mas menor do que a previsão de crescimento de 2%. Além disso, mesmo com essa alta no consumo, os investimentos terminaram o trimestre fracos e as exportações tiveram uma grande queda.

Para o Departamento do Comércio dos EUA, a desaceleração do PIB no segundo trimestre reflete impactos negativos de investimentos e exportações. Ambos os indicadores foram “parcialmente compensados” por acelerações no PCE e nos gastos do governo federal.

Possível corte de juros

Com esse resultado, uma parte dos operadores do mercado mantiveram a previsão de um corte das taxas de juros por parte do Federal Reserve (Fed). A previsão passou de um corte de 0,25 ponto percentual para um corte de 0,50 pontos percentual. O objetivo seria estimular o crescimento da economia dos EUA.

Redução do crescimento global

Na última quarta-feira (23) o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção para o crescimento do PIB global em 2019. A informação foi publicada no relatório “Perspectiva Econômica Mundial” e também interessou o resultado do PIB dos EUA.

Saiba mais: PIB dos EUA tem alta de 3,5% no terceiro trimestre 2018 

A projeção de crescimento do PIB global em 2019 era de 3,3%, conforme o relatório divulgado em abril pelo FMI. No entanto, o índice foi reduzido para 3,2%. A previsão de crescimento para 2020 também diminuiu. Em abril, a estimativa era de 3,6%, mas agora é de 3,5%.

“Com o crescimento econômico global moderado e os riscos dominando as perspectivas, a economia global está em um momento delicado”, afirmou o FMI, indicando como um dos riscos as tensões comerciais entre EUA e China.

Sair da versão mobile