Ícone do site Suno Notícias

Petróleo dispara mais de 20% desde mínimas em dezembro

Preços do petróleo 'começam a se estabilizar', diz secretário dos EUA

Preços do petróleo 'começam a se estabilizar', diz secretário dos EUA

Os preços do barril de petróleo dispararam nesta quarta (9). O WTI subiu mais de 5% durante o dia e entrou em “bull market” (no jargão do mercado), com alta acumulada de pelo menos 20% desde as mínimas de dezembro. O Brent também entrou em “bull market”.

A expectativa de que a oferta de petróleo seria reduzida se somou nesta semana ao otimismo de Estados Unidos e China chegarem a um acordo comercial. Mais cedo, foram publicadas notícias de que a Arábia Saudita iria diminuir suas exportações de óleo para dar suporte ao Brent.

Em Nova York, o petróleo WTI (fevereiro) fechou em alta de 5,18%, a US$ 52,36 o barril. Assim, o contrato acumula alta de 23% desde a mínima, no fim de dezembro. O WTI agora entra oficialmente no período altista, que é considerado um indicador positivo e pode preparar o mercado para mais altas.

Saiba mais: Arábia Saudita anuncia plano de cortes nas exportações de petróleo

Já em Londres, o Brent (março) valorizou 4,63%, a US$ 61,44 o barril. É o tipo tido como referência global da commodity. O contrato acumula alta de quase 22% desde a mínima em dezembro.

Produção dos Estados Unidos

A disparada do petróleo nesta quarta se deu apesar de um relatório de estoques indicar queda menor na disponibilidade da commodity nos EUA. Os estoques caíram em apenas 1,7 milhão na semana passada, de acordo com informações do Departamento de Energia americano.

Embora essa baixa tenha se mantido nas expectativas, o documento revelou que os estoques de gasolina e destilados saltaram num total conjunto de 19 milhões de barris. Foi muito acima das piores expectativas.

Sair da versão mobile