Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4) e Getnet (GETT11) agitam o mercado financeiro

Petrobras (PETR4), Oi (OIBR3), Vale (VALE3) e Copel (CPLE6) são destaques de empresas desta segunda

Petrobras (PETR4). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Chama a atenção do investidor da Petrobras (PETR4) nesta terça-feira (31) o pedido de inclusão da empresa em um programa que pode dar início a um eventual processo de privatização. O mercado reagiu de forma positiva, com as ações da estatal operando em alta na sessão de hoje (31), sendo um dos destaques do mercado .

Além da Petrobras, está entre os destaques do mercado financeiro a Getnet (GETT11), que convocou para o dia 8 de julho uma assembleia geral extraordinária (AGE) para realizar uma votação de fechamento de capital e saída da bolsa de valores.

Além disso, a MRV (MRVE3) divulgou que o Conselho de Administração da empresa aprovou Paulo Sergio Kakinoff como Membro do Conselho de Administração. Ele atua como CEO da Gol (GOLL4).

Veja os destaques do mercado financeiro:

Ministério de Minas e Energia formaliza pedido de inclusão da Petrobras (PETR4) em programa que pode dar início a privatização

O Ministério de Minas e Energia formalizou um pedido nesta terça-feira (31) de inclusão da Petrobras (PETR4) na lista do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), que seria uma etapa iniciação de um eventual processo de privatização da companhia.

O MME informou em nota que “a qualificação da Petrobras no PPI tem como objetivo dar início aos estudos para a proposição de ações necessárias à desestatização da Empresa, os quais serão produzidos por um comitê interministerial a ser instituído entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia”.

A proposta seria cabível em meio ao cenário do mercado global de energia, segundo o ministério. O MME complementa que “em face da situação geopolítica mundial, das discussões sobre o ritmo da transição energética e do realinhamento global dos investimentos”.

Apesar não citar prazos e datas para que a inclusão da Petrobras ao PPI fosse realizada, o ministério coloca a privatização como um fator fundamental para a companhia, o que seria vantajoso “à atração de investimentos para o País e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo, o qual promoverá ganhos de eficiência no setor energético e uma vigorosa geração de empregos para os brasileiros”.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, se mostrou contra a privatização da Petrobras (PETR4) nesse momento.

O deputado afirma que “temos como fazer isso agora privatizar a Petrobras? Penso que não. Pela polarização, pela necessidade de um quórum específico de mais de 308 votos, nós não teremos condições agora”.

Ele ainda acrescentou que “mas nós, agora, teremos condições, se o governo mandar, de vender parte das ações da Petrobras, isso subsidiado por um projeto de lei de maioria simples, no Congresso Nacional, e o governo deixa de ser majoritário”, emendou.

Getnet (GETT11) marca assembleia geral para votar fechamento de capital e saída da bolsa

A Getnet (GETT11) marcou uma assembleia geral extraordinária para votar sua possível saída da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o que seria o fechamento de capital da empresa. A AGE está marcada para o próximo dia 8 de julho.

Uma das pautas da Assembleia também será a saída da Getnet da Bolsa de Valores dos EUA. Nesse caso, a solicitação seria feita com a Securities and Exchange Commission (SEC), entidade equivalente a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.

Segundo o jornal Valor Econômico, a expectativa sobre uma possível saída da Getnet das bolsas de valores aconteceria até o final do ano de 2022, ou início de 2023. A intenção de fechar seu capital veio somente após 7 meses de listagem na bolsa.

Apenas sete meses após listagem na bolsa de valores, a GetNet informou a intenção de fechar novamente o seu capital.

A Getnet já havia solicitado no dia 19 de maio uma oferta pública para a compra das ações ordinárias e preferenciais da empresa na B3 e das ADRs na Nasdaq.

Paulo Sergio Kakinoff é eleito Membro do Conselho de Administração da MRV (MRVE3)

O Conselho de Administração da MRV (MRVE3) aprovou Paulo Sergio Kakinoff como novo Membro do Conselho de Administração da empresa, substituindo Marcos Alberto Cabaleiro Fernandez, até que fosse realizada a próxima Assembleia Geral.

O anúncio ocorre depois de 2 semanas que Kakinoff deixou de cargo de diretor-presidente da Gol (GOLL4). O comandante da empresa aérea será Celso Ferrer, que assumirá o cargo a partir do início de julho. O eleito conselheiro da MRV ficou a frente da Gol desde 2012, por um período de quase 10 anos.

Os destaques do mercado financeiro do Suno Notícias informam quais são os principais acontecimentos que movimentam a bolsa de valores todos os dias. Desse modo, a Petrobras (PETR4) vem puxando o Ibovespa para cima no dia de hoje (30), já que é um assunto que está no radar dos investidores para este pregão.

Sair da versão mobile