Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4): ações podem subir mais de 41% em 12 meses, diz UBS

Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução

Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução

O UBS BB projeta que as ações da Petrobras (PETR4) podem subir cerca de 41% em um período de 12 meses. A avaliação faz parte de um relatório divulgado pelo banco, que também destaca a expectativa de dividendos atrativos da petroleira em 2025, apesar do recuo da cotação do petróleo, com dividend yield acima de 10%.

Além da distribuição robusta de proventos, a instituição financeira vê com bons olhos o crescimento da produção de petróleo da Petrobras até 2028, os resultados operacionais sólidos no segundo trimestre e a manutenção da estratégia atual da companhia, mesmo diante das incertezas eleitorais no Brasil.

“Apesar da esperada queda nos preços do petróleo até o final do ano, mantemos nossa visão positiva sobre a Petrobras, sustentada por um dividend yield acima de 10% em 2025”, destaca o relatório.

Projeções para os dividendos de Petrobras

O UBS estima que a Petrobras deverá pagar um dividend yield superior a 10% em 2025, mesmo com a expectativa de queda no preço do petróleo até o final do ano. Para o segundo trimestre de 2025, a projeção é de rendimento de dividendos de 2,5%.

A estimativa considera um EBITDA de US$ 10,3 bilhões no período, o que representa uma leve queda de 2% em relação ao trimestre anterior. Segundo o relatório, os volumes mais altos de produção no upstream e no downstream, combinados com spreads robustos de refino, compensam parcialmente a queda do Brent.

A casa reconhece algumas preocupações do mercado em relação aos investimentos (capex) da estatal, especialmente diante das eleições presidenciais de 2026. No entanto, projeta que os gastos não devem apresentar surpresas negativas, com variação sazonal dentro do esperado.

“Acreditamos que o mercado subestima esses fatores [dividendos e produção], principalmente por preocupações de curto prazo relacionadas às eleições presidenciais do próximo ano”, destaca o UBS.

Preço-alvo de PETR4

No documento, o UBS reafirma a recomendação de compra, com preço-alvo PETR4 em R$ 46 por ação. A projeção foi construída com base em uma combinação de múltiplos e avaliação do valor dos ativos.

A produção doméstica de petróleo da Petrobras subiu para 2,32 milhões de barris por dia no segundo trimestre de 2025, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pela entrada em operação de novas plataformas e 14 novos poços.

No segmento de refino, o relatório aponta taxa de utilização de 89%, com aumento de 1,4% na produção total, puxada principalmente por diesel e nafta. A venda de gás natural também cresceu 8% no trimestre, enquanto as importações da Bolívia caíram 18%.

Para o UBS, tanto o crescimento da produção quanto os dividendos da companhia estão subestimados pelo mercado. O banco reforça a visão positiva, com base na solidez operacional da Petrobras e na manutenção da estratégia atual da empresa.

Sair da versão mobile