Ícone do site Suno Notícias

Paes anuncia criptomoeda do Rio e desconto para quem pagar IPTU com Bitcoin

O prefeito Eduardo Paes fez o anúncio na Rio Innovation Week. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prefeito Eduardo Paes fez o anúncio na Rio Innovation Week. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (13) que a prefeitura pretende investir parte do Tesouro em criptomoeda. A declaração foi feita durante o Rio Innovation Week, evento que reúne diversas empresas, startups e agentes do setor público para discutir inovação, tendências e tecnologias para o futuro.

“A gente vai lançar o Cripto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse Paes em uma palestra sobre transformar cidades em polos tecnológicos. O político publicou nesta sexta-feira um decreto estabelecendo um grupo de trabalho para o tema.

O prefeito participou da palestra junto com o prefeito de Miami, Francis Suarez, que criou sua própria criptomoeda para a cidade, a Miamicon. O político do partido Republicano disse que os investimentos feitos no segmento de criptoativos atraíram diversas empresas do Vale do Silício.

“Criamos um tsunami de oportunidades. Muitas cidades dos Estados Unidos estavam aumentando impostos e nós baixamos. Entendemos que podíamos estar na vanguarda da inovação e convidamos os criadores para cá”, disse Suarez em videoconferência.

Durante a palestra, o Portomara Valley foi usado como um exemplo. Trata-se da área do Porto Maravilha que concede isenção fiscal para empresas do setor de tecnologia.

Prefeitura estuda conceder desconto a quem pagar impostos com criptomoedas

Segundo informações do jornal O Globo, o prefeito do Rio não pretende limitar o recurso apenas a empresas. A prefeitura avalia dar descontos descontos em impostos, caso os contribuintes paguem com Bitcoins. “Vamos estudar o arcabouço jurídico para que a gente possa fazer isso”, disse o secretário da Fazenda, Pedro Paulo, ao jornal.

“Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se forem pagos com Bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU) e vira 10% se pagar em Bitcoin”, afirmou Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Chicão Bulhões, disse ao Globo que o Rio vai ser uma cidade pioneira nesse assunto, principalmente no que diz respeito a investimento do Tesouro em criptomoeda.

Sair da versão mobile