Ícone do site Suno Notícias

Ministro Fábio Faria se reúne com Elon Musk para levar internet à Amazônia

Ministro Fabio Faria e Elon Musk. Foto: Reprodução Twitter

Ministro Fabio Faria e Elon Musk. Foto: Reprodução Twitter

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se encontrou com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk. Pelas redes sociais, o ministro disse que em breve Musk estará no Brasil “para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink”. O encontro ocorreu em Austin, nos Estados Unidos, na segunda-feira (15).

Conforme o Ministério das Comunicações, entre os assuntos abordados estão o uso da tecnologia para preservação da Floresta Amazônica, para monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais.

O ministro disse que os cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude, das empresas de Elon Musk, podem colaborar nesse monitoramento, que poderá aliar a tecnologia das empresas de Musk com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações.

Parceria entre governo e Elon Musk tem como objetivo internet em lugares de difícil acesso

A intenção do governo é usar os satélites das empresas de Musk para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra ótica.

“Estamos trabalhando para fechar essa importante parceria entre o governo brasileiro e a empresa Space X. Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações. O nosso objetivo é levar a internet para área rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica”, explicou Faria em nota.

O programa Wi-Fi Brasil, do governo federal, tem como objetivo levar internet banda larga, via satélite, para lugares remotos. Os satélites utilizados são da Telebras, estatal brasileira.

No vídeo publicado nas redes sociais de Faria, Elon Musk se diz ansioso para poder proporcionar conectividade para os menos conectados.

Sair da versão mobile