Ícone do site Suno Notícias

José Safra, banqueiro mais rico do mundo, morre aos 82 anos

José Safra morre aos 82 anos

José Safra morre aos 82 anos

José Safra, banqueiro mais rico do mundo, morreu hoje, aos 82 anos. Com uma fortuna avaliada em R$ 119,08 bilhões, José era filho do fundador do Banco Safra.

Segundo comunicado divulgado pela instituição, José Safra morreu de causas naturais.

Safra nasceu em 1938 em Beirute, no Líbano, e mudou para o Brasil nos anos 1960. Em 1969, ele se casou com Vicky Sarfaty, com quem teve quatro filhos e 14 netos.

Descendente de uma família de banqueiros, José Safra trabalhou desde cedo no banco do seu pai, Jacob Safra, que fundou o Banco Safra.

Quando adolescente, ele apenas acompanhava o dia a dia de trabalho do pai, atuando como mensageiro.

Atualmente, o Safra é a quarta maior instituição financeira privada do Brasil. Assim como o pai, José Safra era conhecido no mercado por sua aversão a riscos e pela preocupação em assegurar a liquidez do banco.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

José deixou o comando do banco para seus filhos ainda aos 82 anos, e passando mais tempo em  sua mansão com mais de cem cômodos no bairro do Morumbi, na capital paulista.

O banqueiro também ficou conhecido o meio filantrópico com doações para museus, creches hospitais e templos religiosos.

Fortuna de José Safra desbancou Jorge Paulo Lemann

A sua fortuna supera a de qualquer brasileiro. Em setembro de 2020, ele desbancou o empresário Jorge Paulo Lemann na nova lista de maiores bilionários brasileiros publicada pela revista “Forbes”.

De acordo com o comunicado divulgado hoje, apesar da riqueza, ele viveu uma vida “simples e reservada, sem ostentação, e longe da exposição geral.” Ao longo da vida, foram raras as entrevistas concedidas por ele.

Além disso, José Safra dizia ter orgulho da cidadania brasileira e era torcedor do Corinthians.

 

Confira a nota divulgada hoje:

José Safra morreu de causas naturais

O fundador do banco, Jacob Safra, faleceu em 1963, deixando os filhos José e Moise a cargo da instituição. Nos anos 1970, eles passaram a comprar outras instituições financeiras, entre as quais o Banco das Indústrias.

O irmão mais velho, Edmond, foi para a Suíça e depois para os Estados Unidos, onde depois fundou os bancos Trade Development Bank e o Republic National Bank of New York. Seu final foi trágico: ele morreu em um incêndio criminoso, após ter sido diagnosticado com Mal de Parkinson.

No início dos anos 2000, José tinha a intenção de comprar a participação do seu irmão Moise no Safra. Diante da recusa, ele decidou criar um banco de nome parecido, o J.Safra, em frente à sede do banco da família.

A briga terminou em 2006, quando Moise aceitou vender sua parte para José Safra. Ele faleceu em 2014.

Sair da versão mobile