O Itaú Unibanco (ITUB4) registrou lucro líquido recorrente de R$ 11,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 14% na comparação anual e novo recorde histórico. A margem financeira cresceu, a inadimplência caiu e os analistas da XP Invstimentos destacaram a entrega “em todas as frentes”.
O banco divulgou seus resultados na segunda-feira (6), com desempenho ligeiramente acima das projeções de mercado. Segundo a XP, o Itaú manteve sua consistência operacional, mesmo diante de um ambiente ainda desafiador. “O Itaú entregou em todas as frentes: melhora nas receitas (NII e tarifas); boa qualidade dos ativos, beneficiando o custo de risco; foco contínuo na eficiência operacional […] e custo de captação saudável”, escreveram Bernardo Guttmann e Matheus Guimarães, analistas da XP, em relatório.
As receitas de tarifas e comissões somaram R$ 11,2 bilhões, com alta de 4% na base anual, impulsionadas principalmente por cartões e seguros. Já as despesas não decorrentes de juros recuaram 5,5% no trimestre, levando o índice de eficiência a 38,1%. A XP destacou que o número ficou “em linha ou acima do guidance em diversas métricas”, reforçando a confiança na capacidade de entrega do banco ao longo do ano.
O retorno sobre patrimônio (ROE) foi de 22,5%, e o índice de capital CET 1 ficou em 12,6%. Apesar da leve queda nos indicadores de capital — atribuída ao pagamento de dividendos —, a XP considera os níveis atuais “saudáveis”.
Itaú Unibanco (ITUB4): resiliência na carteira de crédito
A XP também chamou atenção para a resiliência da carteira de crédito de pessoas físicas, que cresceu 0,9% no trimestre e 8,6% em 12 meses, com destaque para os segmentos de crédito imobiliário (+4,7% T/T) e crédito pessoal (+2,2% T/T). Segundo os analistas, o crescimento foi puxado por produtos com melhor perfil de risco e spreads mais saudáveis, reforçando a qualidade da originação no varejo.
“Mantemos o ITUB4 como nossa principal recomendação (top pick)”, reforçaram os analistas da casa.
Com resultados sólidos e perspectivas positivas, o Itaú Unibanco (ITUB4) reafirmou suas projeções para 2025 e segue como destaque no setor financeiro, segundo avaliação da XP.
Notícias Relacionadas