A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O lote soma R$ 2,9 bilhões e contempla 1,8 milhão de contribuintes em todo o país.
Entre os beneficiados pelo penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda, estão idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou com moléstia grave, além de professores. Também estão incluídos aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix, além dos não prioritários.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
O cronograma de pagamentos do Imposto de Renda 2025 está dividido em cinco lotes. Os três primeiros já foram pagos, e o quarto terá os créditos liberados em 29 de agosto. O calendário completo é o seguinte:
- 1º lote: 30 de maio (já pago)
- 2º lote: 30 de junho (já pago)
- 3º lote: 31 de julho (já pago)
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como consultar o pagamento da restituição
Para verificar se o nome está incluído no quarto lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, e clicar em “Consultar a Restituição”. É necessário informar o número do CPF, a data de nascimento e o ano de exercício (2025).
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis. Caso não haja restituição prevista, a mensagem exibida será “em fila de restituição”. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Como receber a restituição do IR
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado diretamente na conta bancária ou chave Pix indicada na declaração. Os valores são depositados ao longo do dia de liberação do lote.
Se o crédito não for efetuado, o contribuinte pode solicitar o reagendamento no site do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Caso o valor da restituição do Imposto de Renda não seja resgatado em até um ano, será necessário fazer o pedido novamente no Portal e-CAC.