Ícone do site Suno Notícias

Já entregou o IR? Prazo para declarar Imposto de Renda termina amanhã

Imposto de renda 2022 Receita Feral abre consulta a lote residual.

Imposto de renda 2022. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 termina na terça-feira (3). O contribuinte que atrasar o envio da declaração estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros.

O valor da multa por atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda é calculado sobre o imposto devido, e não sobre o imposto a pagar. Portanto, se não há imposto devido, a multa é de R$ 165,74 e se há imposto devido, a multa é de 1% ao mês sobre esse valor, limitada a 20%.

Além disso, se o contribuinte decidir não declarar o CPF pode ficar irregular, impedindo a liberação de empréstimos, passar em concurso público e tirar passaportes até a regularização da situação

Por esse motivo, os especialistas recomendam declarar o imposto ainda que esteja incompleto, porque pode depois fazer as alterações necessárias sem ser penalizado. No entanto, após o prazo final da entrega o contribuinte não pode mais alterar o modelo de declaração — simples ou completa.

Quem deve declarar o IR 2022?

A Receita Federal informou que até a sexta-feira (27) haviam sido entregues um total de 28.880,96 declarações do Imposto de Renda 2022. A expectativa é que 34.100.000 sejam enviadas até o final do prazo.

Sair da versão mobile