Ícone do site Suno Notícias

iFood: falsa promoção induz usuários do Facebook a mudarem sobrenome

iFood reporta alta de 30% no número de estabelecimentos cadastrados

iFood reporta alta de 30% no número de estabelecimentos cadastrados

Diversos usuários da rede social Facebook estão alterando seus sobrenomes para “iFood” na plataforma. O fato ocorre devido à falsa informação de que ao mudar o sobrenome, os consumidores ganharão cupom de desconto de R$ 42 no aplicativo de entrega de comida.

Pelo regulamento de segurança do Facebook, após a alteração do nome e/ou sobrenome, o usuário deve aguardar ao menos 60 dias até realizar uma nova mudança. Assim, o consumidor é induzido a ter o sobrenome “iFood“.

“O iFood esclarece que o conteúdo divulgado em redes sociais é falso. Como procedimento padrão de segurança, a empresa realizou testes e confirmou que o método não funciona”, afirmou a empresa ao portal “TechTudo”.

“O iFood reforça que todas as promoções são sempre divulgadas pelos canais oficiais da empresa, ou seja, redes sociais, aplicativo e SMS. E são acompanhadas por regulamentos com regras e condições claras de funcionamento”, completou a companhia.

Fake news do iFood

A falsa promoção está sendo difundida no próprio Facebook, por meio de compartilhamentos. Não há um único padrão de texto com as falsas informações para obter cupom de R$ 42.

Confira abaixo duas versões da falsa promoção:

Fonte: Facebook.

 

Fonte: Facebook.

Saiba mais – iFood inicia testes de entrega por meio de drones e patinetes elétricos

Em geral, os textos prometem 3 cupons de R$ 42 para o consumidor que seguir as regras listadas.

Segundo as publicações, basta o usuário alterar o sobrenome em “configurações”. Então, o mesmo deve fazer login no aplicativo de comida com a conta do Facebook, e realizar o pedido.

Os textos compartilhados não informam aos usuários que, após a mudança no nome da rede social, é necessário esperar 60 dias para poder mudar novamente. Inclusive, o último passo listado é a troca.

O objetivo da “corrente” seria pregar uma peça nos usuários desatentos. Assim, eles ficam com “iFood” no sobrenome da rede social pelo período de dois meses.

Sair da versão mobile