Após dois dias de alta, a abertura do mercado desta quinta-feira, 4 de outubro, do Ibovespa apresentou queda. Por volta de 10h30, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo apresentava 82.906 de pontuação, com variação de -0,44%. O dólar teve queda de -0,05%, sendo avaliado em R$3,88.
A freada no crescimento dos índices do Ibovespa acontece em meio a divulgação do Ibope, quarta-feira (3), que apresentou um cenário diferente das duas pesquisas anteriores.
O principal apontamento da pesquisa foi a volta do crescimento das intenções de voto de Fernando Haddad (PT), que agora possui 23% dos votos. Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 32%.
Ciro Gomes (PDT), 10%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 7%, Marina Silva (Rede) 4%, seguem estagnados. Algo que faz com que surja a especulação entre uma junção entre os três.
Hoje acontece o último debate entre os candidatos, na Rede Globo, algo que pode ter influenciar diretamente as próximas pesquisas.
Alguns acontecimentos no cenários internacional podem ter influência no mercado financeiro. Entre eles, o aumento das taxas de Treasuries dos Estados Unidos. Números que tiveram a maior alta desde 2016.
Por fim, é de se destacar a queda na maior parte das bolsas da Ásia, fator ocorrido após a declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, afirmando que os EUA estão distante de ser alheio em relação as taxas de juros.