Ícone do site Suno Notícias

Governo lança base de dados pública sobre agropecuária no Brasil

Boa Safra visa ampliar liderança em sementes de soja após implementar as operações no Sul do Brasil. Foto: Pixabay

Colheita de soja. Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou na terça-feira (25) o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, onde foram reunidos dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural.

“Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira”, disse a ministra Tereza Cristina.

O objetivo do serviço é fortalecer e aprimorar a integração, a gestão e o monitoramento dos dados e informações para o setor agropecuário. O acesso é aberto ao público, sendo algumas informações disponíveis de acordo com os perfis de acesso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A expectativa do governo é de cerca de 1 milhão de consultas realizadas no período de uma semana a partir do lançamento. A ferramenta suporta 500 acessos simultâneos a suas bases de dados.

Dados da Agropecuária

De acordo com o Ministério da Agricultura, as informações estão disponíveis a partir de dois principais ambientes: na “Plataforma Estatística” e na “Plataforma Geoespacial“.

Na primeira será possível encontrar dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca de temas da agropecuária. A plataforma pode ser consultada com a utilização de filtros por período e estratificação em nível nacional, estadual e municipal, além de dados quantitativos e qualitativos.

O formato Geoespacial é dedicado à integração de dados e informações territoriais, que podem ser visualizados e construídos de acordo com a necessidade e interpretação dos usuários. A plataforma está organizada por ambiente de visualização de camadas, relatórios quantitativos e painéis temáticos que detenham qualquer tipo de atributo e representação cartográfica dos dados.

Nos painéis temáticos, é possível consultar as áreas de agropecuária sustentável e meio ambiente; aquicultura e pesca; crédito rural; produtos agrícolas; Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc); e solos brasileiros.

Ainda há o Zarc, o qual reúne informações consolidadas de portarias do zoneamento para cada cultura, grupo, período do ano e tipo de solo, além de ferramentas integradas para interpretação da informação.

Os dados do Observatório são oriundos do Mapa e suas vinculadas como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ainda compõem o banco de dados registros do Banco Central do Brasil (Bacen), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sair da versão mobile