Ícone do site Suno Notícias

Gerdau (GGBR4) quer reduzir em 10% a emissão de carbono na produção de aço

Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) anunciam novos dividendos

Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) anunciam novos dividendos. Foto: Reprodução/Facebook

A Gerdau (GGBR4) anunciou nesta terça-feira (1) que o Conselho de Administração da companhia aprovou a meta de reduzir suas emissões de carbono.

A diminuição será para 0,83 tonelada de CO2e (dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de aço produzida até 2031.

De acordo com a Gerdau, a emissão em 2020 foi de 0,93t de CO2e/t aço, relativos aos escopos 1 e 2. Portanto, com essa base, a redução será de 10% por tonelada de aço até 2031.

A companhia relacionou pontos para atingir a meta traçada de diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Entre eles estão:

“Com esta redução nos posicionamos em novo patamar, em que a indústria siderúrgica global precisaria reduzir cerca de 50% de suas emissões atuais para alcançá-lo. Em 2031, uma vez que essa meta seja atingida, a companhia deverá estar em uma posição ainda mais estratégica entre os produtores globais de aço mais eficientes em termos de emissão de gases de efeito estufa”, destaca a empresa.

Além disso, a siderúrgica informou que possui uma das menores médias de emissões da indústria do aço e 73% da produção de aço vem da sucata ferrosa.

A Gerdau afirmou também que é a maior recicladora da América Latina, transformando 11 milhões de toneladas de sucata em aço. Ou seja, a empresa quer poupar recursos naturais e reduzir o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa.

Até 2050, a Gerdau ambiciona a neutralidade em carbono

Para atingir a neutralidade em carbono, a Gerdau explica que são necessárias tecnologias disruptivas na produção de aço, que ainda não são econômica e operacionalmente viáveis em escala industrial.

A empresa tem estudado e colaborado com diversos parceiros e entidades do setor em busca de soluções. Além disso, a Gerdau aponta, em fato relevante, que é preciso políticas públicas e medidas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa nos processos industriais.

Por fim, fala sobre seu compromisso de energia limpa. “Nossos esforços também estão dedicados a soluções de energia limpa e renovável. A Gerdau já anunciou a construção de parques solares no Brasil e nos Estados Unidos”, diz a nota.

Sair da versão mobile