Ícone do site Suno Notícias

FMI: é cedo para medir impacto do coronavírus na economia da China

Coronavírus: OMS diz que pandemia está acelerando

Coronavírus: OMS diz que pandemia está acelerando

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou, nesta quinta-feira (30), que é muito cedo para saber qual será o impacto do coronavírus na economia da China. Nas últimas semanas, a epidemia está afetando o turismo e o comércio do país.

De acordo com o porta-voz do FMI, Gerry Rice, o impacto do coronavírus na economia chinesa dependerá do tempo que o vírus levará para desaparecer.

O porta-voz ressaltou que até o momento a província de Hubei, responsável por 4,5% da produção econômica chinesa, foi a mais afetada pela epidemia em relação a demanda de consumidores e empresas. A província, cuja capital é Wuhan, é o epicentro do surto.

Rice afirmou que o país asiático possui espaço fiscal suficiente para manter sua economia durante a crise. Além disso, segundo o porta-voz, Pequim conseguirá garantir que as famílias e empresas tenham acesso ao crédito neste período.

“Vimos os impactos diretos, principalmente sobre a demanda, pois as pessoas ficaram em casa na China, e o que geralmente é uma temporada movimentada de varejo e turismo praticamente parou. Ao mesmo tempo, no lado da oferta, houve paradas na produção, atrasos e atritos no transporte e trabalhadores que ficaram em casa”, afirmou o porta-voz do FMI.

EUA tem primeiro caso de transmissão interna de coronavírus

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou na tarde desta quinta-feira o primeiro caso de transmissão interna do coronavírus. Segundo o CDC, o paciente é residente de Chicago e conviveu com uma mulher que viajou para Wuhan.

Leia também: Coronavírus: Brasil registra 9 casos suspeitos em 6 estados

“A segunda pessoa em Illinois que testou positivo para o novo coronavírus é um morador de Chicago e é o marido do primeiro caso: uma mulher que foi infectada na China”, disse Robert Redfield, diretor do centro de controle.

Redfield salientou que mesmo após o primeiro caso de transmissão interna, o risco imediato para cidadãos norte-americanos ainda é baixo. “Sabemos que isso pode parecer preocupante”, disse o diretor.

O discurso do diretor do CDC foi reforçado pela diretora de saúde pública do estado de Illinois, Ngozi Ezike, que afirmou que a população não está em risco por conta do coronavírus. “Não está se espalhando pela comunidade. Não consideramos que a população esteja em risco”, disse Ezike.

Sair da versão mobile