Ícone do site Suno Notícias

Fiat confirma negociações sobre possível fusão com dona da Peugeot

Presidente da Fiat afirma que setor de veículos recuará 15 anos

Presidente da Fiat afirma que setor de veículos recuará 15 anos

A Fiat Chrysler (FCA) confirmou nesta quarta-feira (30) as negociações sobre uma possível fusão com o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citröen.

“Há discussões em andamento visando a criação de um dos grupos líderes em mobilidade no mundo”, informou a Fiat em seu comunicado. A empresa automobilística não divulgou maiores detalhes sobre as negociações.

As informações haviam sido divulgadas pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”.  De acordo com o veículo, se o acordo for finalizado, a nova empresa será avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (R$ 201 bilhões).

A negociação entre a Fiat e o PSA inclui uma fusão entre iguais, com combinação de ações.

Segundo as fontes, o diretor-presidente da Peugeot, Carlos Tavares, seria o executivo-chefe da nova empresa. O presidente do conselho de administração da Fiat, John Elkann, continuaria ocupando este cargo após a fusão.

Confira Também: Fiat Chrysler tem aumento de 14% no lucro líquido do segundo trimestre

No entanto, ainda não é possível afirmar que o acordo ocorrerá. Uma das fontes informou que as negociações ainda estão ocorrendo e outras opções podem ser consideradas.

Além disso, de acordo com as fontes, no começo deste ano, as duas empresas analisaram uma aliança para reunir investimentos direcionados para a fabricação de carros na Europa.

Negociação entre a Fiat e a Renault

Antes da proposta com a PSA, a Fiat estava negociando uma combinação com a Renault. No entanto, o acordo não teve apoio do governo da França, que possui participação relevante na montadora francesa.

Se o acordo ocorresse, as duas empresas formariam a quarta maior montadora de automóveis do mundo, com 15 milhões de veículos vendidos por ano, resultando em um grupo formado com 50% de participação para cada lado.

O principal objetivo da fusão entre Fiat e a companhia francesa seria a união de forças para lidar com as dificuldades estruturais que o mercado global de automotivos tende a enfrentar no futuro.

Sair da versão mobile