A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou neste sábado (2) um alerta sobre possíveis fraudes no Carnaval. Segundo a entidade, os foliões devem prestar atenção ao usar cartões de débito ou crédito em eventos com aglomeração de pessoas.
Segundo a Febraban, quadrilhas se aproveitam das distrações das pessoas em eventos ao ar livre para aplicar golpes. Entre eles, o mais comum é o da troca de cartão. Mas há também casos de senha inserida na maquininha de cobrança no momento de introduzir o valor da compra. E também os casos da dupla operação ou do valor errado.
Saiba mais: Carnaval deve movimentar R$ 6,78 bilhões em 2019, segundo CNC
“O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco”, informou a Febraban.
A orientação da entidade é que, em situações como essa, o cliente sempre peça e confira o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. Segundo a Febraban, se algo estiver errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente.
Segundo a entidade, para não ser vítima de quaisquer tipos de ações criminosas no Carnaval, os clientes devem estar sempre atentos e utilizar as soluções de segurança oferecidas pelo banco. “Sempre que possível, optar por terminais eletrônicos com biometria e pelo uso de equipamentos confiáveis para transações via internet ou mobile banking. Além de manter seus números de contato atualizados junto ao banco”, informou a Febraban.
Saiba mais: 48% vão aproveitar carnaval para procurar emprego, segundo pesquisa
Orientações da Febraban
A Febraban destacou as seguintes orientações para tentar evitar de ser vitimas de golpes no Carnaval:
- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão.
- Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima;
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
- Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito;
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.
O alerta da Febraban sobre como evitar golpes no Carnaval foi publicado em seu site oficial.
Notícias Relacionadas