Ícone do site Suno Notícias

Facebook anuncia falha que deu acesso a fotos de milhões de pessoas

Autoridades antitruste dos EUA estão se preparando para, até o final de janeiro, abrir 4 novos processos contra o Facebook e o Google.

Autoridades antitruste dos EUA estão se preparando para, até o final de janeiro, abrir 4 novos processos contra o Facebook e o Google.

O Facebook anunciou que uma falha em sua rede social permitiu acesso indevido a fotos de 6,8 milhões de usuários. A informação foi dada pela empresa nesta sexta (14).

O problema, que já foi corrigido, aconteceu em setembro deste no. Durante 12 dias daqueles mês, alguns usuários do Facebook tiveram acesso a suas fotos exposto a aplicativos terceiros. Assim, o ‘bug’ deu acesso até para fotos que haviam sido postadas, mas não compartilhadas com os amigos.

Saiba mais: Facebook tem lucro de US$ 5,2 bilhões no terceiro trimestre de 2018

O anúncio foi feito por um funcionário da empresa de tecnologia em um post na página voltada a desenvolvedores. Conforme declarado, o erro acontecia quando o usuário dava permissão de acesso a um aplicativo para que visualizasse suas fotos na rede.

“Nós geralmente só permitimos acesso a fotos que são postadas na linha do tempo.  Neste caso, o bug potencialmente deu a desenvolvedores acesso a outras fotos, como as postadas no Marketplace ou no Stories. O erro também afetou fotos postadas e não compartilhadas”, escreveu o autor.

As falhas de privacidade no Facebook

Aliás, a falha se soma a outros erros cometidos pelo Facebook nos últimos tempos. Geralmente ligados a questões de privacidade e exposição dos dados, esses problemas geraram uma chuva de críticas pelo mundo. Em setembro deste ano, a empresa de Mark Zuckerberg revelou que outra falha permitiu acesso a dados de mais de 50 milhões de pessoas.

Em outubro, o Facebook começou a notificar os brasileiros que tiveram seus dados roubados após a falha. Segundo informações da própria empresa, as informações vazadas compreendiam nome, detalhes da conta e outros dados pessoais.

De acordo com a nota publicada pela rede social em setembro, os hackers conseguiram acesso a tokens – acesso sem precisar colocar todas as vezes a senha para conectar na rede – para obter informações das contas. Desde aquele momento, estas ferramentas roubadas foram excluídas do sistema, o que impossibilitou o acesso para mais roubos.

Sair da versão mobile