Ícone do site Suno Notícias

EUA: economia pode encolher no 1º tri de 2021, aponta JPMorgan

Impacto das novas medidas de bloqueio podem impactar EUA no primeiro trimestre de 2021

Impacto das novas medidas de bloqueio podem impactar EUA no primeiro trimestre de 2021

A economia dos EUA deve recuar a uma taxa anualizada de 1% no primeiro trimestre do ano que vem em função das novas medidas de restrição em diversos estados para barrar a segunda de covid-19. É o que apontam os analistas do JPMorgan, segundo informações divulgadas pelo jornal “Valor Econômico”.

De acordo com relatório do JPMorgan desta sexta-feira (20), os analistas esperam um crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2020. O avanço viria depois de uma expansão de 33,1% na economia dos EUA no período entre julho e setembro.

Os Estados Unidos não possuem mais “o vento a favor” que os empurraram após a reabertura econômica, avaliaram os economistas do banco Michael Feroli, Jesse Edgerton e Daniel Silver.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo os especialistas, a recuperação mais forte do que aquela esperada pelos analistas em razão do grande pacote de estímulos aprovado pelo Congresso no início da crise e da política monetária expansiva adotada pelo Federal Reserve (Fed).

O cenário era bem diferente do que vemos atualmente. Além da volta do coronavírus às ruas norte-americanas, o Parlamento se mantém em um impasse que já dura meses, enquanto democratas e republicanos divergem sobre qual deve ser o tamanho do próximo pacote de alívio.

Nesta sexta-feira, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, sinalizou que poderia reabrir as discussões com a oposição, porém indicou que o projeto poderá ser menos ambicioso do que o desejado.

JPMorgan projeta crescimento dos EUA no 2T21 e 3T21

Não obstante o deslize previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, o JPMorgan prevê um fortes crescimentos para os meses subsequentes, à medida que aumentam as possibilidades para a chegada das vacinas contra covid-19.

A expectativa dos analistas do banco também é de que aja acordo no Congresso para aprovar mais US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,3858 trilhões) em apoio fiscal à economia dos EUA até o fim de março de 2021, o que apoiaria o crescimento no meses seguintes.

Sair da versão mobile